22.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 13, 2025
spot_img

Lula vai incluir população em situação de rua no Minha Casa Minha Vida

Data:

O governo Lula deve publicar a portaria sobre o acordo interministerial para inclusão da população em situação de rua no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) nas próximas semanas. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), o texto já foi assinado pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo e pelo ministro das Cidades, Jader Filho. A previsão é que o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, assine nos próximos dias. 

Em 11 de dezembro de 2023, Lula anunciou a medida, um marco histórico para a inclusão social no Brasil. A portaria reserva no mínimo 3% das unidades habitacionais para pessoas e famílias em situação de rua, nos municípios com mais de 1000 pessoas nessa situação. O acordo é fruto de uma articulação entre os Ministérios das Cidades (MCID), Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

Com a crise econômica e os impactos prolongados da pandemia de Covid-19, a população em situação de rua aumentou 38% entre 2019 e 2022. Esse cenário no país reforçou a necessidade de ações estruturantes que vão além do acesso à moradia, promovendo cidadania, autonomia e inclusão social.

Critérios de elegibilidade e priorização

A portaria estabelece critérios rigorosos para a seleção de beneficiários. Entre os requisitos básicos estão:

 Estar em situação de rua há pelo menos seis meses;
. Estar inscrito e com cadastro atualizado no CadÚnico;
. Ser acompanhado pela rede socioassistencial do município;
. Demonstrar condições de transição para uma moradia definitiva, avaliadas por equipes intersetoriais.

A priorização será dada a grupos vulneráveis, incluindo:

. Famílias com crianças ou adolescentes;
. Mulheres, especialmente grávidas;
. Pessoas com deficiência (PcD) e idosos;
. Pessoas trans e indígenas.

Integração interministerial e articulação local

O programa promoverá uma forte articulação entre os Ministérios e as gestões municipais, com ações divididas em várias frentes:

. Ministério das Cidades: Responsável pela regulamentação, normatização e monitoramento do programa. Além disso, elaborará relatórios semestrais detalhando a implementação e resultados;
. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania: Garantirá a interlocução com Comitês Intersetoriais Locais (CIAMP-Rua) e fornecerá suporte técnico para identificar beneficiários;
. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: Disponibilizará dados do CadÚnico e fortalecerá os serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), incluindo suporte técnico às prefeituras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bolsonaro tenta encontro urgente com Tarcísio e Cláudio Castro antes de possível ida ao regime fechado

x-presidente busca alinhar estratégias políticas e eleitorais com aliados...

PF conclui inquérito e aponta ligação de ex-deputado TH Joias aliado de Cláudio Castro com facções e tráfico de armas

Ex-parlamentar TH Joias é acusado de intermediar negócios entre...

Inflação desacelera e tem menor alta para outubro em 27 anos, aponta IBGE

IPCA de outubro sobe apenas 0,09%, puxado pela queda...

Governo tenta adiar votação do PL Antifacção em meio a impasse sobre atuação da PF, mas Motta insiste em pautar projeto

Texto relatado por Guilherme Derrite enfrenta resistência dentro da...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade