O Grupo de Resposta Unificada (GRU) de Campinas para agilizar respostas às denúncias sobre criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, eliminou 80 focos nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, durante fiscalização em imóveis de nove bairros: Fundação Casa Popular, Vila Carlito, Vila Industrial, Ponte Preta, Jardim da Oliveiras, Centro, Bosque, Vila Itália e Barão Geraldo.
Em quatro espaços o GRU precisou do apoio de chaveiros para conseguir acessar os espaços e remover criadouros. “A maioria dos criadouros estava em garrafas e latinhas. Fazemos um apelo à população para acondicionar o lixo de maneira adequada e não jogar em via pública ou em locais desabitados”, ressaltou a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Priscilla Pegoraro.
A ação desta quinta reuniu profissionais das secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de integrantes da Guarda, Defesa Civil, Procon e Setec.
Desde março de 2024 o grupo fez 15 operações para vistoriar 158 imóveis, sendo que o total de casos com apoio de chaveiros chega a dez.
Vale destacar que o uso de chaveiros é uma medida excepcional usada pela Administração. Ela está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.
O grupo é intersetorial e direcionado para trabalhar em locais onde tentativas de soluções via 156 foram esgotadas. Ele passou a ser considerado uma política pública permanente em setembro do ano passado, após a publicação de um decreto no Diário Oficial.
Comitê de prevenção
A Prefeitura conta com um Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. Ele reúne 14 secretarias: Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos, Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Desenvolvimento e Assistência Social. Também participam Defesa Civil, Serviço 156, Rede Mário Gatti, Setec e Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, com isso, são desencadeadas as ações intersetoriais e apoio para as ações da Secretaria de Saúde. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br
Equipe da Prefeitura faz ação de fiscalização de imóveis e elimina 80 criadouros do mosquito da Dengue
Data: