Título: Sobre reis, ratos, urubus e pássaros
Autor: Rubem Alves
Número de páginas: 19
Formato: 28 x 18 cm
Valor: R$19
ISBN: 978-85-15-0387-5
Livro de Rubem Alves desperta o pensamento crítico infantojuvenil
Mantendo o cunho educacional em suas obras infantojuvenis, Rubem Alves lança seu mais novo livro, Sobre reis, ratos, urubus e pássaros, de Edições Loyola, com entrelinhas que podem ser associadas à política e às facetas da vida cotidiana.
Com o intuito de despertar o pensamento crítico e a leitura mais clara da realidade nos pequenos, Alves associa, por meio de personagens, as mazelas do mundo e a necessidade de olhar para os acontecimentos com uma visão peculiar, mais precisa e atenta.
Na primeira parte da obra, relata a paixão de um rei por queijos, o que atrai ratos ao seu palácio, pelo mesmo motivo. Ratos, porém, não são bem-vindos, e a tentativa de extermina-los coloca o rei em maus lençóis, até que se dá conta de que é preciso e necessário conviver com os ratos. Ignorar a existência dos seres marginais, ou tentar desloca-los para outros lugares, é atitude vã no mundo em que vivemos.
Por meio de parábola ecumênica, a segunda parte da obra reflete, de forma lúdica, sobre o surgimento do universo e de suas divinas criaturas, tentando explicar algumas das criações divinas.
O autor defende que, somente na junção de cada parte do todo, Deus se faz presente para nos mostrar que nada pode durar isoladamente. Questões sobre igualdade, beleza das diferenças e respeito às mesmas, vaidade humana entre outras questões muito atuais, são abordadas.
Finalmente, ele aponta para a realidade de manipulação, em que os mais desenvolvidos intelectualmente, exercem influência e domínio sobre os mais vulneráveis, em prol de suas próprias vontades.
Urubus e pássaros representam essa situação, presente hoje em nossa sociedade, mas com personagens humanos. Com isso, deixa claro que a construção da realidade futura depende da formação da geração presente.
Sobre o autor:
Rubem Alves é educador, escritor e psicanalista, doutor em Filosofia pela Universidade Princeton (EUA) e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faz magia com as palavras e possui um estilo inconfundível. Tem escrito sobre temas que navegam pelo universo da Sociologia, da Psicanálise, da Filosofia e da Teologia. O escritor é mineiro de Boa Esperança e vive em Campinas (SP).
“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro.” Rubem Alves