Novos equipamentos reforçam atendimento à saúde indígena no Amazonas
Trinta novas embarcações vão dar agilidade e reforçar o atendimento à saúde dos 125 mil indígenas que vivem no estado do Amazonas. O ministro da Saúde, Agenor Álvares, e o diretor-executivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, entregam, na terça-feira (24), às 11h, no Comando do 9º Distrito Naval, em Manaus, além de botes para transporte das equipes de saúde, um conjunto de equipamentos náuticos que irá facilitar o atendimento prestado pelas equipes multidisciplinares de saúde.
Os equipamentos serão distribuídos para os sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), que atuam em 62 municípios do estado. Os cerca de 125 mil indígenas da região, de aproximadamente 140 etnias, estão espalhados por todo o Amazonas, sendo que algumas localidades são de difícil acesso e exigem a utilização de transporte náutico.
Por isso, os barcos são de grande importância no trabalho desenvolvido pela Funasa no Amazonas. Eles são o principal meio de locomoção utilizado pelas equipes multidisciplinares de saúde, formadas, entre outros, por médicos, enfermeiros e odontólogos.
As embarcações também serão utilizadas na força-tarefa que será desenvolvida na região do Vale do Javari para identificação e tratamento de hepatites virais entre os 4 mil índios que vivem na área. A ação, que está sendo preparada há 12 meses para detectar todos os casos da doença e patologias vinculadas, conta com sete barcos, 14 equipes de enfermeiros e diversas geladeiras solares para armazenamento das vacinas que serão aplicadas durante o atendimento.
Serão entregues os seguintes equipamentos:
· 30 botes tipo lanchas de alumínio em três modalidades: de 6, 8 e 10 metros de comprimento por 80 centímetros de largura. Capacidade variada de transporte para quatro, cinco ou seis pessoas.
· 35 motores de popa, de 15, 40 e 90 HP. Os motores são movidos a gasolina, com sistema de partida manual.
· 60 motores estacionários (rabeta), de 5.5 Hp, também movidos a gasolina.
· 19 grupos geradores elétrico de 8 e 18 KVA.
· 11 motores bomba de 5.5 Hp.