A dentista de Campinas Gabriela Azevedo de Vasconcelos Cunha Bonini, foi premiada em primeiro lugar na XIV Reunião de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) com o painel “Intrusão em dentes decíduos traumatizados: prevalências e repercussões”. Intrusão é um tipo de trauma dentário no qual o dente de leite (decíduo) sofre uma força ou batida que o empurra para dentro do osso. A XIV Reunião aconteceu no mês de outubro passado, em São Paulo-SP.
O painel tratou de um estudo realizado no Centro de Pesquisa e Atendimento de Traumatismo em Dentes Decíduos, da Disciplina de Odontopediatria da FOUSP, onde a dentista cursa Doutorado, e apontou como os casos de intrusão se desenvolveram e quais seqüelas que esse trauma pode causar, tanto para o dente de leite intruído como também para o dente permanente que está em formação e vai, futuramente, substituir esse dente de leite. O objetivo da pesquisa foi estudar a melhor forma de tratamento e acompanhamento para as crianças que passam por esse tipo de traumatismo.
Gabriela realizou o estudo junto com as coordenadoras do Centro de Trauma da USP, a Prof. Dra. Célia Rodrigues e a Prof. Dra. Márcia Wanderley. A dentista afirma que um prêmio como este significa um reconhecimento na área de pesquisa. “Acho que me motiva profissionalmente, e essa pesquisa clinicamente enriquece a área, porque ajuda na decisão do prognóstico para esses casos”, completa.
A Reunião de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP é realizada uma vez por ano com a intenção de apresentar aos acadêmicos os novos estudos realizados na Faculdade. Neste ano, foram apresentados cerca de 30 painéis.
Dentista campineira ganha prêmio por estudo de Odontopediatria
Data: