26.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Definidas as pizzarias do interior paulista que participarão da 1º Copa Brasileira de Pizzarias

Data:

Etapa eliminatória realizada em Nova Odessa (SP) classificou cinco pizzarias para a final da competição que acontecerá na Fispal Food Service, entre os dias 25 e 28 de junho, em São Paulo.

A sétima etapa eliminatória da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias, promovida nesta segunda-feira, dia 23 de abril, em Nova Odessa, definiu mais cinco finalistas para a competição que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho, na Fispal Food Service, em São Paulo. As escolhidas foram a Cantina di Mônaco Pizzerie, de Leme; Sapataria da Pizza, de Franca; Paestum, de Guaratinguetá; Micheluccio e Rosa´s Pizza, ambas de Piracicaba. A eliminatória reuniu 23 pizzarias – o maior número de participantes por etapa, até o momento – na fábrica da Ocrim, um dos patrocinadores do evento. A próxima etapa acontecerá no dia 8 de maio, em Salvador (BA).

A Copa Brasileira de Pizzarias é uma iniciativa da Fispal – principal promotora de feiras do setor de alimentos e bebidas no País -, coordenada pelo mestre pizzaiolo e consultor Ronaldo Ayres. O evento conta com o patrocínio, além do Grupo Ocrim (fabricante da farinha Mirella Pizza), da cerveja Nova Schin, e o apoio nacional da Fideli Parma (fabricante de embalagens para pizzas), da Hot Box (fabricante de fornos portáteis para delivery de pizzarias) e da CSI Consultoria.

O proprietário da Cantina di Mônaco – primeira colocada nesta etapa -, Celso Serciloto, selecionou uma das pizzas tradicionais de seu cardápio, a “Nono Tony”. Preparada pelo pizzaiolo da casa, Faustino Barboza da Silva, a receita levou molho de tomates frescos, lâminas de alho, escarola fresca refogada com azeite português, mussarela e fios de parmesão. Para finalizar, acrescentou ervas da Provence, manjericão, orégano fresco, azeitonas pretas, arrematando com pignoles torrados. “Esta pizza é única, pois homenageia o meu pai”, diz o proprietário que, para participar da Copa, incrementou a receita, com o objetivo de ganhar pontos no quesito criatividade.

O segundo classificado, Luciano Carvalho, proprietário e pizzaiolo da Sapataria da Pizza, preparou a “Conga”, receita que leva molho vinagrete, mussarela, frango caipira desfiado, milho, bacon e catupiry. Depois de pronta, Carvalho salpicou quiabo frito sobre a pizza. A Sapataria da Pizza se diferenciou das demais por preparar a receita em panela de ferro criada por Carvalho, que tem a patente do utensílio. “Cresci vendo minha família preparar pizzas em panelas de ferro”, conta o proprietário da casa em Leme onde todas as pizzas levam nomes de sapatos.

A pizzaria Paestum – terceira colocada – foi representada pelo proprietário e pizzaiolo Daniele Branca. Formado em hotelaria e gastronomia pela universidade pública italiana, Daniele abriu há três anos a pizzaria em Guaratinguetá, onde também é sócio de seus primos na produção de mussarela de búfala da marca La Bufalina, ingrediente que utilizou no preparo da pizza “Caprese”, apresentada na competição. A pizzaria Micheluccio – quarta colocada – foi representada pelo pizzaiolo Jefferson dos Santos Sampaio, que preparou a pizza “Primavera”, composta por mussarela de búfala, shitake, cogumelo Paris, manjericão e tomate cereja. A quinta colocada, a Rosa´s Pizza, foi representada pela pizzaiola Mayra Fernanda Corrêa Rosa, que preparou a pizza “I.R. Pira”, composta por massa integral, palmito, mussarela de búfala, Tilápia, tomate seco e azeitonas.

Próximas etapas – Das nove etapas eliminatórias, faltam apenas duas: Bahia, no dia 8 de maio, e São Paulo – Capital e Baixada Santista, no dia 21 de maio. Na primeira eliminatória, realizada no Recife (PE), foram selecionadas as pizzarias Cipó Nativo, em primeiro lugar, e Papa Capim, em segundo. Na segunda eliminatória, realizada em Belo Horizonte (MG), as pizzarias classificadas foram: Marília Pizzaria (BH), Pedacinho Pizza (Brasília) e La Traviata Pizzaria e Restaurante (BH), respectivamente 1ª, 2ª e 3ª colocada. Já a terceira etapa eliminatória, promovida em Porto Alegre, definiu como finalistas a Borgo Antico Pizza e Pasta, de Porto Alegre, e a Manjericão Pizza na Pedra, da cidade de Torres, litoral gaúcho. No Rio de Janeiro, classificaram-se no dia 5 de março as pizzarias Pasta & Pizza, Fratelli, Pizza al Taglio e Restaurante Couve Flor. Do Paraná, classificaram-se a Pizzaria e Tratoria Famiglia Beffa, da cidade de Arapongas, e a Mercearia Anos 30, de Curitiba. E em Santa Catarina, as pizzarias Pizza Bis, de Balneário Camboriú e Parma Pizza, de Florianópolis. Também participará da final, a pizzaria Fiammetta, do Rio de Janeiro, vencedora de festival promovido pela Fispal, em ano anterior.

Objetivo – A Copa Brasileira de Pizzarias tem como objetivo destacar um dos segmentos da gastronomia que mais crescem no País. Esta será uma oportunidade para operadores do mercado food service (alimentação fora do lar) e profissionais da área observarem de perto o estágio de desenvolvimento tecnológico das matérias-primas, as novas tendências no preparo da pizza e a qualidade da mão-de-obra neste segmento.

\”Com a realização desta ação, a Fispal valoriza este segmento da gastronomia em expansão no País, estimula o aperfeiçoamento profissional de atuais e futuros pizzaiolos, bem como promove o intercâmbio de informações e negócios entre a indústria alimentícia e os operadores de pizzarias\”, explica o diretor da Fispal, Marco Mastrandonakis.

As pizzarias selecionadas para a final, em junho, se apresentarão em área especialmente projetada dentro da feira e equipada com os mais modernos acessórios, garantindo aos competidores a chance de mostrar talento e técnica no preparo do prato. O tema será livre, podendo o participante escolher o sabor da sua preferência para apresentar.

Premiação – Os pizzaiolos selecionados em cada etapa da competição serão premiados com cursos no Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil, comandado pelo consultor Ronaldo Ayres, em São Paulo. Primeiro do gênero no País, o empreendimento tem como propósito investir na formação da mão-de-obra e em gestão de negócios. Já o pizzaiolo vencedor da 1ª Copa Brasileira de Pizzarias ganhará uma viagem para a Itália, com acompanhante.

Próximas etapas eliminatórias:
Bahia – 8 de Maio

São Paulo – Capital e Baixada Santista – 21 de Maio

Grande Final:
Fispal Food Service 2007
23ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar
Data: 25 a 28 de Junho
Horário: das 13h às 21h
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pratos e temperos secretos criarão sensações únicas no 2º Festival Gastronômico da Montanha

Faltam poucas semanas para o início do 2º Festival...

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia reunirá os melhores e mais conceituados chefs de Ilhabela

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição...

Em dezembro, Sabores de Indaiá pela primeira vez em Indaiatuba

O modelo de Feira Gastronômica de Rua chegou forte no Brasil,...

Projeto Cozinha-Escola forma a primeira turma de gastronomia da parceria entre Ceasa, ISA e PUC-Campinas

Dezessete moradores da região do Parque Shalon receberam seus...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363