Parceria entre SESI e Rede Globo, a ocorrer no próximo dia 26 de maio, é um evento que busca estimular a prática de atividades esportivas, promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
São Paulo, 21/05/07 – Cerca de 100 mil atendimentos são esperados no próximo dia 26 de maio, em Campinas, durante a realização do programa Esporte-Cidadania, das 9h às 17h, no Centro de Atividades Joaquim Gabriel Penteado, Av. Ary Rodriguez nº 200, Bairro Bacuri. Já em sua terceira edição, o projeto tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte, preservar a saúde e melhorar a qualidade de vida da população.
O SESI e a Rede Globo realizam o evento simultaneamente nos 26 estados do país e no Distrito Federal, nos Centros de Atividades do SESI distribuídos pelo Brasil. O programa envolve ainda, como parceiros, diversos órgãos públicos, entidades assistenciais, polícia militar, corpo de bombeiros, indústrias locais etc.
Durante o programa, em Campinas, a população entrará em contato com diferentes modalidades esportivas e todas as práticas são trabalhadas para estimular o prazer pela atividade física. As crianças também participam de atividades de sensibilização sobre meio ambiente, alimentação saudável, pintura, além de atividades de integração com a família. \”O evento promove o acesso e a vivência em atividades e esportes que não são praticados costumeiramente. Isso amplia as habilidades motoras e principalmente os conceitos de cidadania. Além disso, temos que nos preparar para o futuro, pois o esporte e o lazer são importantes veículos da melhoria da qualidade de vida para adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável\”, argumenta o gerente da Diretoria de Esportes e Lazer do SESI-SP, Eduardo Pinto Monteiro.
O Esporte-Cidadania se insere no conjunto de eventos destinados a mobilizar a população para os Jogos Pan-Americanos deste ano. Os jogos Pan-Americanos têm a missão de fortalecer os vínculos de união e amizade entre os povos latino-americanos e impulsionar o desenvolvimento do esporte no continente.
Atividades do programa
1. Estação Vida Ativa: vivências e desafios motores que transmitam a mensagem de um estilo de vida mais ativo, focalizando os esportes atrelados às demais dimensões de uma vida saudável.
– prato saudável
– dominó e jogo da memória
– avaliação de peso e altura
– trilha ecológica
– pintura e fantasia
– contador de histórias dos esportes
* Cada estação será interligada por um corredor de desafios motores, formando um grande jogo. A última estação dará acesso ao centro do jogo, onde haverá fantasia e maquiagem infantil.
2. Jogos Pan-Cooperativos – Uma leitura dos esportes pela ótica da cooperação que, introduzida nas regras das modalidades esportivas, permitem a participação de todos, independente da habilidade, e promove a integração, a diversão e o respeito pelas diferenças.
futpar
basquete-estátua
volençol
atletismo-cooperação
voleibol-participação
pebolim humano
confecção de brinquedos cooperativos
pára-quedas-cooperação
cooperando em família (espaço destinado a vivências com crianças de 2 a 6 anos, juntamente com seus familiares)
3. Esportes adaptados
– Minivôlei
– Minibasquete
– Minifutebol
– Atletismo – desafio de salto em extensão
– Desafios de basquete, vôlei e futebol
4. Estação artística: no ginásio poliesportivo, haverá vivência e espetáculo de patinação artística “Periquitos em Revista” e, no palco externo, apresentações de grupos do CAT (Centro de Atividades) e regionais de arte e movimento (esquetes, danças, ginásticas e apresentações). Além de oficina de pintura tematizada e construção coletiva do Painel do Pan.
5. Estação Vivências Olímpicas: vivências de modalidades esportivas olímpicas com respectivas federações e clínicas com atletas renomados.
– Arco e flecha e Tiro ao Alvo – vivências
– Badminton
– Tênis de Mesa
– Ginástica Rítmica Desportiva (com fitas, arcos, bolas, massas)
– Clínicas e autógrafos com atletas renomados
– Circuito de lutas marciais
– Tênis de campo e de mesa
6. Animações
– Jogos de mesa
– Esporte e mulher (práticas de academias/bikes)
– Correção postural
– Arvorismo
– Pista de skate
– Espaço institucional/achados/perdidos/alimentação etc.
Serviço
O SESI-SP possui duas unidades em Campinas, SESI Amoreiras (Bairro Parque Itália) e SESI Santos Dumont (Bairro Bacuri). Ambos estão atuando em conjunto no evento.
Local do evento : Av. Ary Rodriguez nº 200, Bairro Bacuri.
Horário: das 9h às 17h.