20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Show do Circular Brasil com Paulo Moura e Cláudio Menandro

Data:

O primeiro semestre será fechado com chave de ouro em Campinas. Na terça-feira, dia 19 de junho, tem show do Circular Brasil. A partir das 21h, Paulo Moura e Cláudio Menandro sobem ao palco do Teatro Interno do Centro de Convivência.

Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural no cenário musical brasileiro, o projeto Circular Brasil é a série de shows de música popular brasileira instrumental, que nesta etapa trouxe Quinteto Violado, Quarteto Maogani, Grupo Jacarandá, Cláudio Menandro, Carlos Malta, Paulo Moura, Marcos Suzano e Armandinho.

Em 2006, lançamento do projeto, as duas primeiras etapas do Circular Brasil contaram com mais de 50 shows nos quatros cantos do país, sempre sob a coordenação geral do músico Marcelo Guima.

O projeto nasceu da parceria entre as empresas de produção Arko, do Rio de Janeiro, e a campineira Almanaque, quando trabalhavam juntas com o show do Grupo Bons Tempos: Ary, o Brasileiro, que também circulou por todo Brasil. A parceria deu certo, as idéias para um novo projeto pipocaram e surgia o Circular Brasil – série de shows de Música Popular Brasileira Instrumental que vêm lotando platéias e encantando público por onde passa.

Sobre os músicos:

Cláudio Menandro
Baiano de nascimento, mas curitibano de coração, Claudio Menandro é um músico ímpar. Violonista, participou de diversos festivais internacionais que despertaram seu interesse para a música barroca e renascentista e, por conta disso, se aperfeiçoou em viola de gamba. Paralelamente a essa paixão, Menandro despertou para a música popular brasileira e adotou o cavaquinho e o bandolim nas rodas de choro que participava.
Gravou seu primeiro disco em 1986, interpretando os clássicos do repertório para violão. No ano seguinte, lançou seu segundo disco, voltado para choros e valsas. Na Europa, em parceira com o violonista Ahmed – El – Salamouny e o percussionista brasileiro Gilson de Assis, formou o Projeto Três, trabalho que resultou em três CDs inteiramente dedicados à música brasileira.
No CD \”Sombra e Água Fresca\” (2002), Claudio Menandro apresenta composições próprias e conta com participação especial do grande clarinetista Paulo Sérgio Santos.
Com a participação especial do músico Proveta, o violonista lançou seu segundo CD de composições próprias \”Descansado\” (2006). Paralelamente, integrou, de 2001 a 2005, como instrumentista e assistente de direção, a Orquestra À Base de Corda de Curitiba, tendo o privilégio de acompanhar grandes artistas como Mônica Salmazo, Dominguinhos e Roberto Correa.

Paulo Moura

Instrumentista, regente, arranjador e compositor, Paulo Moura destaca-se pela profusão de seus improvisos no jazz ou no choro. Seus arranjos e composições vão da orquestra sinfônica à banda de gafieira, passando pela releitura primorosa que faz da tradição carioca suburbana ao vigor de tonalidades e aos ritmos africanos que empresta à musica urbana e regional.

Despontou como virtuose com a gravação do Moto Perpétuo de Paganini no clarinete, uma técnica de sopro desenvolvida por ele em 1956. Em sua trajetória, Paulo Moura interpreta Mozart com a Orquestra de Câmara de Moscou e toca, sob a regência de Stravinsky, Leonard Bernstein na Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Faz, para Elis Regina, o arranjo de O menino das Laranjas, lançando-a ao estrelato. Com Milton Nascimento, rege o Milagre dos Peixes. Interpreta Radamés Gnatalli e acompanha Ella Fitzgerald e Nat King Cole no Golden Room do Copacabana Palace.

Em 1962, junto com Tom Jobim e Sérgio Mendes, na Noite de Bossa Nova no Carnegie Hall, mostram aos americanos o encontro do jazz com samba e o saxofonista e a clarinetista. Consolida a trajetória de solista instrumental e percorre, desde então, os cinco continentes – aclamado por platéias eruditas e populares.

Paulo Moura coleciona inúmeros prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o Grammy Latino de 2000 para música instrumental e o Prêmio Tim (2005), como melhor solista instrumental pelo CD El Negro del Blanco com Yamandú Costa.

Sua discografia tem mais de 35 CDs solos. Em 2006 lançou \”Dois Panos para Manga\” em duo com João Donato, pelo selo Biscoito Fino, e \”Gafieira Jazz\”, pelo selo Rob Digital, com o grupo internacional que lidera junto com jazzista novaiorquino Cliff Korman.

Esse ano, Paulo Moura lança \”Samba de Latada\”, revigorando as raízes negras do interior de Pernambuco, partilhando a iniciativa e voz do requintado forrozeiro Josildo Sá.

Serviços:

www.circularbrasil.com.br

Show do Circular Brasil com Cláudio Menadro

Participação especial de Paulo Moura

Data: 19/06, terça-feira, às 21h

Local: Teatro Interno do Centro de Convivência (529 lugares)

End: Praça Tom Jobim, s/nº – Cambuí

(19) 3232.4168

Censura Livre

Ingressos: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia)

Bilheteria aberta de 3ª a domingo das 16h às 20h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Roda de samba com protagonismo feminino chega a Campinas nos dias 28 e 30 de setembro

Nesta semana, na quinta-feira, 28 de setembro, e no...

Orquesta Anelo encerra mês da Música e Meio Ambiente com apresentação gratuita em Campinas, dia 30

A Orquestra Anelo faz apresentação especial e gratuita no...

Artistas campineiros estreiam em turnê no Centro Cultural Casarão na quinta, 28 de setembro

O Centro Cultural Casarão, tradicional espaço no distrito de...

Trio campineiro Retrato Brasileiro lança o álbum Confluências na sexta, 22 de setembro

O trio musical campineiro Retrato Brasileiro realiza o show...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363