Província canadense apresenta, em palestra gratuita,
detalhes sobre seu programa de imigração
A oportunidade de morar em um país de primeiro mundo, com renda per capita de US$ 25 mil ao ano, e poder trabalhar legalmente em sua área de atuação está mais próxima dos brasileiros. No dia 13 de junho, o governo do Quebec estará em Campinas para dar detalhes sobre seu programa de imigração, que busca atrair profissionais gabaritados para a província canadense.
Quebec, onde vive 25% da população do Canadá, mantém taxas de crescimento econômico bem superiores aos índices de natalidade. Resultado: existe oferta de trabalho qualificado, mas falta mais mão-de-obra para preenchê-la. O programa não oferece emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado. E há mais benefícios. O profissional já sai daqui com visto de residente permanente e, após três anos morando no país, pode pleitear cidadania e ter direito a passaporte canadense.
\”Queremos ampliar a captação de talentos brasileiros pois eles se integram facilmente a uma nova sociedade\”, lembra a agente de imigração Soraia Tandel. É ela quem ministra a palestra de orientação, na qual apresenta informações sobre o processo de seleção, que dura em média 12 meses – um dos mais rápidos do mundo. Entre os requisitos, além do diploma universitário ou técnico, estão o conhecimento da língua francesa, experiência profissional comprovada e, idealmente, idade até 35 anos.
Os interessados devem se inscrever previamente no site www.imigracao-quebec.ca. O local e horário são enviados, posteriormente, por e-mail. Quebec é a maior província do Canadá em extensão territorial, conta com o segundo maior PIB do país e uma economia diversificada. Além das boas possibilidades financeiras, o imigrante tem assistência médica universal e gratuita e baixos índices de violência urbana.