25.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Estado lança Ambulatórios Médicos de Especialidades; região de Campinas terá 2

Data:

Primeira unidade foi entregue nesta segunda-feira;

objetivo é desafogar hospitais e agilizar atendimento

O governo do Estado começa nesta segunda-feira, 18 de junho, a implantar novo modelo de atendimento médico pelo Estado. São os chamados Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), que serão instalados em todas regiões de São Paulo. A primeira unidade é em Itaquera, bairro da zona leste da capital. Estiveram na entrega o governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Para a região de Campinas a Secretaria planejou duas unidades. Os locais a recebê-las estão sendo definidos. Os AMEs são postos de alta resolutividade para uma determinada região, com modernos equipamentos, como eletrocardiograma, eletro-encefalograma, teste ergométrico, raio-x, ultra-som, mamografia, densitometria óssea e eletroneuromiografia. O paciente passará por consulta e exames no mesmo dia, podendo, se necessário, ser encaminhado para tratamento especializado na mesma data.

A expectativa do governo do Estado é entregar no quadriênio 2007/2010 40 novos ambulatórios. Destes, 33 já têm regiões definidas (veja abaixo)_ as outras sete têm localização em estudo. Os dois iniciais do interior e litoral serão em Votuporanga e Santos.

O novo modelo irá desafogar os hospitais gerais e universitários do interior, litoral e Grande São Paulo, pois o pacientes passaão no mesmo momento por consulta e exames_ até mesmo o retorno com o médico poderá ocorrer no mesmo dia. Hoje, sem os AMEs, as pessoas passam em determinado dia por consulta, agendando exames e retorno para outras datas, nos hospitais gerais e universitários. O atendimento, muitas vezes marcado para três ou quatro dias diferentes, acontecerá rapidamente, até mesmo em um dia.

“O objetivo é que o paciente possa ter o diagnóstico rapidamente. Com consultas e exames em um só local, o atendimento será acelerado”, afirma o secretário Barradas Barata.

Primeira unidade, o Ambulatório Médico de Especialidades de Itaquera ocupa área de 700m², divididos em quatro pavimentos. A Secretaria investiu R$ 2 milhões para equipar (mobiliário, material de segurança, sinalização, objetos cirúrgicos, desfibrilador) e ampliar a unidade. Outros R$ 8 milhões por ano servirão para custeio.

O espaço físico foi totalmente readequado e adaptado às necessidades de pacientes com portadores de deficiência (por exemplo, colocação de piso antiderrapante e acesso especial para locomoção de cadeira de roda).

Com o novo AME a expectativa é realizar até o fim do ano 215 mil consultas, 2 mil cirurgias, 350 seções de hemodinâmica (cateterismo, eco-cardiograma e doppler cardíaco), 32 mil seções de radioterapia, 700 seções de quimioterapia e 99 mil exames de apoio de diagnóstico (ultra-som, raio x e exames laboratoriais).

O Ambulatório funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ainda no segundo semestre, a previsão é ampliar o horário durante a semana até 21h, e no sábado das 8h às 12h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363