O espetáculo “Tempo de Comédia”, de Sir Alan Ayckbourn, estreia dia 3 de setembro no Teatro do Parque D. Pedro Shopping. Dirigida por Eliana Fonseca, esta é a primeira montagem do texto no Brasil, com direção musical de Fabio Tagliaferi.
A peça se passa num futuro próximo, quando robôs substituem atores nas novelas de baixo orçamento. Uma das ‘actóides’, carinhosamente apelidada de Jacie, demonstra emoções e passa a ter ligação com um jovem escritor. A situação desperta ciúmes em uma diretora, que ordena a limpeza da memória do robô. Para evitar isso, o escritor foge com a actóide, com quem divide momentos inusitados e muito divertidos.
O espetáculo foi desenvolvido pelo autor a partir do princípio de que o ser humano parece ser a única espécie que possui senso de humor e que se apaixona movido por outras razões que não o instinto de procriação. Também é uma homenagem à comédia clássica, além de fazer uma divertida sátira à televisão e à ficção científica para contar uma história de amor do século 21.
Sucesso de crítica e público, “Tempo de Comédia” estreou em São Paulo, no mês de abril, passou por Brasília no mês de Julho e chega agora a Campinas, em meio à comemoração dos 50 anos de carreira do autor do texto. Segundo Ayckbourn, é uma comédia romântica que fala sobre a relação entre o riso e o amor.




