23.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Diamantina, Patrimônio da Humanidade

Data:

Seminário e entrega de obras marcam dez anos de campanha pelo título

Para marcar os dez anos da campanha pelo título de Patrimônio da Humanidade de Diamantina (MG), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan em parceria com a Prefeitura e Instituto Estrada Real realizam na sexta-feira, dia 17 de agosto, o Seminário Rotas Culturais e Caminhos Históricos. O evento vai debater as formas de proteger o patrimônio cultural. Também está sendo preparada uma programação cultural que inclui seresta, trilha cultural e a tradicional Verperata. O título de Patrimônio Cultural da Humanidade foi conquistado pela cidade em dezembro de 1999.

No sábado, dia 18 de agosto, a cidade mineira recebe duas obras restauradas pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura: a Praça Barão de Guaicuí e o Mercado Antigo. Realizadas em parceria com a Prefeitura, elas custaram R$ 611.613,36. O Investimento do Programa Monumenta no patrimônio histórico do município mineiro soma mais de R$ 2,6 milhões.

Com recursos do Monumenta também já foram restaurados os elementos artísticos integrados do Sobrado do Intendente, futuro Museu de Arte Sacra, e recuperada a Praça Monsenhor Neves. Até o final do ano serão concluídas as obras da Cadeia Velha e dos elementos artísticos da Igreja de São Francisco de Assis, cujo restauro arquitetônico foi realizado pelo Iphan.

A solenidade de entrega de obras contará com a presença do presidente do Iphan e coordenador nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida e do prefeito Gustavo Botelho Junior.

Seminário
O Seminário Rotas Culturais e Caminhos Históricos, que ocorre durante todo o dia no Auditório da Pousada do Garimpo, resulta da parceria Iphan / Prefeitura / Instituto Estrada Real. O objetivo do evento é o de discutir e ampliar o campo de ação e os resultados das políticas de proteção ao patrimônio cultural. A abertura do evento contará com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, do superintendente do Iphan/MG, Leonardo Barreto, do prefeito de Diamantina, Gustavo Botelho junior, de Maria Cecília Londres Fonseca, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e do presidente do Conselho do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger.

Sexta-feira, dia 17 de agosto

8h30min – Abertura do Seminário Rotas Culturais e Caminhos Históricos
Pousada do Garimpo – Avenida da Saudade, número 265

Sábado, dia 18 de agosto

10h – Entrega das obras de recuperação da Praça Barão de Guaicuí e do Mercado Antigo
Centro Histórico – Diamantina (MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Justiça cobra ação de institutos contra o furto de bens patrimoniais

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em...

“Eu Amo Sousas”é sucesso entre os turistas

O novo letreiro de Sousas, inaugurado em dezembro pela...

Louveira é representada em lançamento de programa turístico do Estado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363