Festival contará com a presença de dois jovens chefs peruanos e apresentará clássicos e um novo e exótico cardápio da cozinha de vanguarda andina.
A cidade de São Paulo mais uma vez é palco do Festival Gastronômico Peruano, que apresentará um pouco do misticismo, arte, música e gastronomia deste país de cultura milenar. É a oitava edição desse Festival que acontece no Intercontinental São Paulo de 12 a 22 de setembro.
Os chefs peruanos, com passagem por vários restaurantes internacionais, James Berckemeyer Anderson e Jaime Pesaque Roose, preparam um elaborado cardápio da cozinha tradicional e moderna do país. O menu degustação deste ano, apresentará pratos clássicos e da nova cozinha peruana como: causa de cangrejo, Nikkei y alioli de rocoto, tiradito de atun, tiradito nikkei, cebiche frito, causitas fritas, sobremesas como suspiro limeño de lucuma e bebidas típicas como o pisco sour e chicha morada.
Os chefs, trazem em sua bagagem, além de experiência e criatividade, os ingredientes genuínos que utilizam na preparação do menu degustação do Festival, como: ají amarillo, ají panca, choclo, papa amarilla, chicha de jora, lúcuma, papa seca, ají limo e o famoso pisco peruano.
“A gastronomia peruana reflete a diversidade de uma nação que tem mesclado suas tradições seculares com a culinária européia, árabe, chinesa, africana e japonesa”, diz María Seminário Marón, executiva de turismo do PromPeru, e presença confirmada para a abertura do VIII Festival Gastronômico Peruano.
O Festival Gastronômico Peruano oferece ao público paulistano, a oportunidade de conhecer a enorme variedade de produtos utilizados em sua tradicional e milenar cozinha, bem como apreciar pratos da “cozinha nikei”, influenciada pela culinária japonesa e, criações de um movimento culinário renovador, atual objeto da atenção internacional, chamado “cozinha novo-andina”, em que os ingredientes e técnicas tradicionais, anteriores à colonização espanhola, são enriquecidos pela criatividade e pelas mais modernas tecnologias culinárias.
O Festival é oportunidade única de imersão no misticismo, magia e cultura milenar andina.
Paralelamente ao Festival, será apresentado o livro Perú Mucho Gusto, uma luxuosa edição que conta a história da cozinha peruana. Neste livro é possível entender a influência que a culinária do Peru sofreu de países como China, Japão, Espanha, entre outros e conhecer produtos, hábitos e costumes das diferentes regiões do Peru que se estendem dos cumes andinos até a costa do oceano Pacífico. Perú Mucho Gusto já foi apresentado em outros países como Chile e Argentina.
SOBRE OS CHEFS
James Berckemeyer Anderson é um dos mais promissores chef da nova cozinha peruana, com uma impecável trajetória que compreende estudos na Cordon Bleu Peru e no ICIF (Itália). Trabalhou com Gastón Acurio, no Astrid & Gastón, um dos mais conceituado restaurante no Peru, Agli Amici (na Itália), e El Celler de Can Roca, em Girona, Espanha, entre outros. Foi eleito, pelo jornal peruano El Comercio, um dos três melhores chefs do país.
Jaime Pesaque Roose – um jovem chef, com ampla experiência profissional, iniciada nos Estados Unidos. Estudou no Le Cordon Bleu Peru, e no ICIF (Italian Culinary Institute for Foreingners). Entre outros, trabalhou nos restaurantes Bonnies, Al Castello de Costigliole e Vitello de Oro, na Itália. Jaime recebeu prêmio de reconhecimento da “Academia Italiana della Cucina y la región de Piamonte”.