25.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Feira do Livro de Brasília

Data:

A Feira do Livro chega maior esse ano, com mais expositores e convidados. Explorando seu tema principal, as várias faces da cultura brasileira.

A Feira do Livro de Brasília é hoje um dos maiores eventos do gênero na América Latina. Na atual gestão da Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF), entidade sem fins lucrativos responsável pela realização da Feira, a principal meta é realizar um evento de qualidade e que satisfaça tanto os visitantes quanto os expositores.

Em quase 26 anos de história, a Feira do Livro de Brasília tem movimentado o mercado editorial e de livros de todo o Distrito Federal. A cada ano, vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos. Teatro, música, desenho, ilustrações, dança, artes plásticas e claro literatura. Ao redor da cultura giram vários tipos de expressões artísticas. Esse é o grande tema da feira, a conversão de todas essas áreas em cultura. Todas as linhas artísticas têm seu ponto em comum, seja na expressão, no conteúdo, na forma ou no processo de criação, sempre há algo que une e abriga tudo aquilo que consumimos e chamamos de cultura.

O grande homenageado é o escritor Ariano Suassuna. Em 2007, ele completou 80 anos de idade e inspirou homenagens dos mais diversos veículos e meios de comunicação. A exibição do filme \”O Senhor do Castelo\” inspirado na vida e obra do escritor dá o tom da homenagem. O longa-metragem foi produzido por Duval Leal Filho e dirigido por Marcus Villar que, juntos, já produziram os curtas \”A Canga\” e \”O meio do mundo\”, premiados em vários festivais de cinema no Brasil e no exterior.

Falar de Ariano Suassuna é sempre lembrar de sua árdua batalha para promoção da cultura brasileira, principalmente a cultura nordestina. Não é possível, nesse sentido, deixar de falar da literatura de cordel e para isso foram chamados os cordelistas José Lourenço, Messias Borges, Abraão Batista e Ariovaldo Viana, este responsável pelo projeto Acorda Cordel na Sala de Aula. Mas esses não serão os únicos convidados da feira. O consultor financeiro e mestre em administração, Gustavo Cerbasi, autor do livro \”Casais inteligentes enriquecem juntos\” lançando seu novo livro \”Filhos inteligentes enriquecem sozinhos\”; o poeta Thiago de Mello; o escritor infantil Jonas Ribeiro; o diretor presidente do Instituto Indígena Brasileiro para a Propriedade Intelectual e escritor, Daniel Munduruku; Marcelo Mirisola, lançando seu novo livro \”Joana a Contragosto\”, que ele reconhece ser o mais lírico de sua obra; e o escritor Ronaldo Cagiano. Será realizada também, no espaço da Feira, a Mostra de Cinema Português com o apoio da embaixada de Portugal.

A programação nesse ano recebe um número maior de expositores, maior espaço físico e uma programação diversificada. Nos espaços voltados aos leitores haverá um auditório, montado dentro da feira, uma sala para oficinas e um espaço especialmente para a literatura de cordel, além é claro do café literário. Em 2007, mais uma edição de sucesso de um evento que tem dado orgulho a mais de dois milhões de brasilienses.

Maiores informações sobre a 26a Feira do Livro de Brasília entre no site: www.camaradolivrodf.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363