21.9 C
Campinas
sexta-feira, maio 8, 2026
spot_img

Professor tira jovens da marginalidade através da música

Data:

Profissionalizar jovens de baixa renda por meio da música. É assim que o projeto, idealizado pelo professor Tonicesa Badu, de inclusão sócio-cultural, chamado Tocando em Frente, beneficia, há três anos, adolescentes entre 15 e 23 anos, moradores do Gama e do Entorno, no Distrito Federal. Entre os jovens, uma mesma particularidade: a aptidão para a música. O projeto já descobriu muitos talentos, cerca de 35 alunos que hoje são músicos e professores. A iniciativa, além de promover a profissionalização, também ajuda na auto-estima dos participantes.
PROJETO TOCANDO EM FRENTE, do professor Tonicesa Badu

O projeto Tocando em Frente nasceu da vontade do professor de música Tonicesa Badu em contribuir como cidadão para o crescimento do país. Seu objetivo era dar um \”empurrãozinho\” a jovens de baixa renda, que através do projeto, teriam a oportunidade de se qualificar, conquistando assim um trabalho que lhes gerassem renda.

De acordo com Badu, o curso pretende formar músicos práticos, ou seja, os alunos são treinados para colocarem em exercício o que aprenderam nas aulas. \”Os processos pedagógicos das escolas são muito defasados. O Brasil tem que formar profissionais em um ano, um ano e meio, para que possam sair e trabalhar\”, afirma.

A iniciativa da criação de projetos para inclusão social, e cultural, aos jovens brasileiros, muitas vezes está associada a preocupação das entidades com a criminalidade e a retirada de jovens desta realidade. Neste cenário, destacam-se os trabalhos desenvolvidos pelo AfroReggae (RJ), Olodum (BA) e o Tocando em Frente (DF). O valor destes projetos mostram resultados, não só para os jovens contemplados, mas para toda a comunidade.

Os números comprovam a dimensão deste projeto. Em três anos de criação, o Tocando em Frente formou 35 alunos em música, além de ter beneficiado indiretamente mais de três mil pessoas. Entre elas, os familiares que são unânimes em relatar o impacto positivo do projeto na vida destes jovens. A estimativa é de que o Tocando em Frente tenha alcançado grande êxito em seu objetivo, que é profissionalizar os jovens, já que 70% dos integrantes trabalham com a música.

Badu explica que o projeto sobrepõe a qualidade do que a quantidade, ele trabalha com menos jovens, mas para que eles tenham uma boa qualificação. \”O maior marketing que a pessoa pode ter é a qualidade no que ela faz\”, conta.

Para conseguir uma vaga neste projeto, o (a) candidato (a) passa por uma seleção, em que são analisados alguns requisitos básicos, como: afinação vocal, senso rítmico nos instrumentos de percussão e saber alguns acordes no violão, guitarra ou teclado.

Após ingressar ao projeto, o (a) jovem selecionado (a) se submeterá a uma rígida rotina de aulas, ensaios, aulas práticas de contrabaixo elétrico, teclado, percussão, violão, guitarra, canto e bateria onde aprenderá os principais gêneros e ritmos brasileiros como, samba, choro, xote, baião, coco, maracatu e frevo. O rock, o reaggae, o blues, o hip hop, o funk. E também, ritmos da região centro oeste como a foli, a catira, o samba caipira, o pagode caipira, a moda de viola , a curraleira etc.

Apenas com dois meses de estudo, os alunos começam a fazer pequenas apresentações em colégios ou eventos na comunidade. O (a) candidato (a) deve mostrar durante todo o curso constância, pontualidade, execução das tarefas e crescimento dentro dos conteúdos pedagógicos ministrados para que possa permanecer e garantir a sua vaga.

No término de dez meses, o (a) jovem se formará como músico profissional e fará parte de uma banda pronta para atuar em bailes, shows, bares, e estúdios. A primeira banda formada pelo projeto foi a Preta e o Bando, cuja vocalista era a cantora Gisele Dias, uma das finalistas do programa Idolos do SBT. A segunda, Olhos do Cerrado, formou jovens que já trabalham como professores particulares e tocam em diversos eventos.

Vale a pena destacar que a equipe de professores é formada por ex-alunos do projeto, já formados, com a supervisão e orientação do idealizador, cantor, compositor e professor Tonicesa Badu. O projeto Tocando em Frente também recebe apoio da Brasil Telecom, da Escola de Música de Brasília, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional do Gama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Unicamp abre curso gratuito para vestibular com aulas presenciais aos sábados em Campinas

Projeto Universidade Estadual de Campinas oferece 200 vagas por...

Campinas cria comitê permanente para monitorar aprendizagem na rede municipal

Novo grupo vai analisar desempenho de alunos e orientar...

TCESP faz operação surpresa em escolas e almoxarifados de SP

Fiscalização simultânea em 300 cidades mira distribuição de uniformes...

Super-ricos entram em 2026 concentrando mais riqueza que metade da população mundial

Relatório revela disparada histórica das fortunas e expõe impactos...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade