História e turismo. Como articulá-los para produzir um conhecimento que vá além da constatação de um fenômeno e do simples suceder linear de acontecimentos?
Este livro não traz respostas definitivas. É um ensaio, a busca de um caminho ou de uma metodologia que permitam encontrar um parâmetro possível para conceber uma história do turismo no Brasil. Ou uma pré-história, no caso específico do período aqui tratado.
Fenômenos sociais se constroem historicamente. São formados e se transformam em condições singulares de espaço e de tempo. E o turismo não é exceção. Entre recreações aristocráticas e lazeres burgueses, o Rio de Janeiro da primeira metade do século XIX assistiu ao aparecimento de usos e costumes que, posteriormente, evoluiriam na direção do turismo, como a vilegiatura e o interesse pelas águas minerais e balneários marítimos. Mas, naquele momento, estavam longe de representar práticas turísticas.
Meticuloso, Uma Pré-História do Turismo no Brasil: Recreações Aristocráticas e Lazeres Burgueses não cede às facilidades do saber acabado. Constrói esse conhecimento por meio de um diálogo permanente entre o autor, suas fontes e o leitor, concorrendo para uma compreensão mais precisa e generosa da história e do próprio turismo.
Uma Pré-História do Turismo no Brasil
Recreações Aristocráticas e Lazeres Burgueses
(1808 – 1850)
Haroldo Leitão Camargo
Editora Aleph – Série Turismo
384 páginas
R$ 59,00
Haroldo Leitão Camargo, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégicos – NEE da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor de Patrimônio e Turismo em cursos e programas de pós-graduação, atuou como historiador do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT; e como pesquisador e apresentador na divisão de ensino da TV Cultura, Fundação Padre Anchieta. É autor do livro Patrimônio Histórico e Cultural – Coleção ABC do Turismo, também publicado pela Editora Aleph, e de inúmeros outros artigos editados por meio impresso e eletrônico.