A cerimônia de inauguração do Observatório Astronômico, no Estelarium Durval Ribeiro, foi realizada na noite da sexta-feira, dia 8 de abril na Vila Antiga. Os convidados puderam fazer parte da celebração, que contou com apresentações artísticas e muita expectativa.
O Secretário Municipal de Educação, José Tadeu Jorge, enfatizou que o Vila Antiga tira da teoria, a frase de que a escola precisa formar cidadãos plenos. Segundo ele, essa teoria é propagada em todas as escolas, de todo o país e a prática para se formar cidadãos plenos é poder unir conhecimento e caráter.
“É exatamente isso que faz a pedagogia dos sentidos. Ao aplicar essa pedagogia na educação infantil, nós estamos fazendo intuitivamente com que as crianças absorvam conhecimento e conceitos fundamentais da natureza, matemática, da linguagem. O potencial da aprendizagem das crianças na educação infantil é muito alta e precisa ser aproveitado ao máximo”, disse.
Os educadores não deixaram de demonstrar o entusiasmo com o local e principalmente, com o fato de a partir de agora, poder levar o conhecimento da astronomia para as crianças da rede municipal.
Segundo a diretora da Nave -Mãe Professor Zeferino Vaz, do Jardim Alto do Belém, Gladys Georgio , é importante trazer para a realidade, um universo que ainda é muito abstrato. “O objetivo é que todos os nossos alunos saibam que tudo se inicia pelo universo. É sair um pouco da abstração, você olha e só vê uma parte, alem das nuvens, das estrelas, do que nos enxergamos, tem muito mais”, comentou ela.
Astrônomo do observatório, Julio Lobo estava ansioso para o início da solenidade e não deixou de estar atento aos preparativos da grande festa. Ele explicou o que as crianças receberão em sala de aula como novidade se tratando da astronomia. “Em sala, elas vão se sentir um cidadão cosmo. Porque somos seres geocêntricos, e vamos perceber que somos seres de um grande universo, somos uma partícula ínfima”, disse.
“Vila Antiga é um conceito, não um espaço, é um conceito que trabalha valores. E para trabalhar valores tem que conhecer a si mesmo. Na educação infantil o professor precisa dar exemplo, pois a criança não escuta o que se fala, ela lê o que a gente faz, a atitude do professor”, disse Carlos Andreani, presidente da Fundação Douglas Andreani.
Agradecido à Secretaria Municipal de Educação e à Prefeitura de Campinas, Andreani não deixou de lembrar a importância da Pedagogia dos Sentidos. “Acredito que seja a experiência de um trabalho para um mundo melhor”, frisou.
A inauguração do Estelarium é mais um grande passo para a educação infantil em Campinas. O secretário Tadeu Jorge complementou sua fala ressaltando a essência da pedagogia dos sentidos. “A educação infantil é pra que as crianças possam aprender e adquirir conhecimento, que façam delas pessoas com qualidade de vida, com profissões que tenham escolhido, que saibam exatamente o que querem. É nessa faixa etária, que se forma basicamente o caráter e se isso não for adequadamente trabalhado, nós perderemos parte desse potencial, mas para formar, dessa maneira, as crianças, os professores precisam ser formados nesses conceitos”, completou.
Com muita emoção, a faixa que representava a inauguração do Observatório foi cortada e um novo espaço da astronomia foi inserido no âmbito educacional.
“Ao trazer as crianças para este espaço, elas terão oportunidade de ter uma visão geral desses conceitos nessa fase de absorção e poderão alicerçar a construção da sua vida nas outras etapas da educação. A etapa de inauguração do Observatório é fazer com que a compreensão desse conceito possa se dar da maneira mais adequada possível. É mais um passo para que consigamos atingir esses objetivos. A Secretaria Municipal de Educação (SME) está totalmente envolvida, é parceira dessa idéia”, disse Tadeu Jorge, se mostrando muito agradecido à Carlos Andreani.
Vila Antiga
“A Vila Antiga nasceu como apoio à rede municipal de educação com a implementação da Pedagogia dos Sentidos, que faz com que a criança perceba a si mesmo, visando apoiar a formação de caráter”, salientou Andreani.
A Vila foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2010 e é um espaço desenvolvido pela Fundação Douglas Andreani, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Com o objetivo principal de formar educadores com base na Pedagogia dos Sentidos, a Vila Antiga disponibiliza também, um espaço de oficinas relacionadas à educação e atividades lúdicas para alunos das escolas de Campinas e região. Além do observatório astronômico, o local conta com um restaurante.




