22.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

A Jovem Coréia

Data:

O Brasil é resultado de uma intensa mistura cultural graças aos imigrantes que ajudaram (e ainda ajudam) a construir nossa identidade. Muitas dessas influências desembarcaram nas nossas terras há séculos, mas outras praticamente acabaram de chegar. Neste ano, a imigração coreana no Brasil completa 45 anos, mas pouco se sabe sobre esse povo de olhos puxados que chegou aqui no início da década de 60 e, aos poucos, foi migrando da lavoura para a grande cidade. Para contar essa história e nos mostrar a riqueza da sua cultura, a jornalista coreana radicada no Brasil, Yoo Na Kim, escreveu o almanaque “A Jovem Coréia”, que será lançado no dia 06 de maio, às 19h30, na Livraria Cultura (Livraria de Artes) no Conjunto Nacional.

Primeira publicação do gênero no Brasil, o livro começa com um panorama sobre o crescimento e o desenvolvimento do país asiático. E, seguida, a autora faz um mergulho entre fatos e fotos sobre a imigração coreana no Brasil. Conhecidos por serem redutos desse povo em São Paulo, os bairros Bom Retiro e Brás são retratados no terceiro capítulo, onde aparecem as famosas confecções.

Além das lojas de roupas, entra em questão o mercado de tecnologia, com a chegada das multinacionais coreanas, e personagens dessa comunidade que se sobressaíram em setores fora do setor de confecção. Música, cinema e arte também estão em pauta no livro de Na Kim que traz um capítulo extenso sobre os pratos típicos da Coréia, com receitas e curiosidades dessa culinária rica e pouco conhecida por aqui. Como todo bom almanaque, a publicação tem um serviço com os principais endereços coreanos em São Paulo, englobando desde restaurantes e mercearias até salões de beleza, escolas e lojas de presentes típicos.

Com linguagem clara e ricamente ilustrado, o livro entretém e informa o leitor sobre o cenário no qual o imigrante coreano está inserido, suas contribuições para o desenvolvimento da economia local, suas origens, costumes e tradições e dá um panorama geral sobre o que acontece hoje na Coréia do Sul – suas divisões políticas, a cultura pop, o franco desenvolvimento da tecnologia e a preparação para tornar-se um pólo turístico da Ásia.

“Quando comecei a escrever A Jovem Coréia, queria fazer um livro diferente que pudesse interessar a todos. Para os imigrantes, é uma forma de conhecer como o seu povo se instalou no Brasil, além de saber como os seus conterrâneos vivem na Coréia. Para as outras pessoas, é uma oportunidade de conhecer um pouco sobre a nossa cultura”, explica Yoo Na Kim, que passou dois meses viajando pela Coréia recolhendo informações para que o leitor pudesse conhecer esse país tão diferente, sem precisar sair do lugar.

As fotos do almanaque são do fotógrafo Jonas Chun, membro da comunidade coreana aqui no Brasil. O formato do livro de 176 páginas é quadrado (215 mm x 215 mm), capa com orelha e papel supremo 300 gramas, papel interno couché importado fosco 115 gramas, impressão colorida e encadernação costurada.

SOBRE A AUTORA

Yoo Na Kim, sul-coreana, chegou ao Brasil aos 6 anos, em 1988. Cheia de sonhos e formada em jornalismo, sempre quis escrever um livro dinâmico que informasse todas as pessoas, sem restrição de idade ou etnia. Durante sua especialização em Jornalismo na PUC, iniciou uma pesquisa sobre a comunidade coreana no Brasil e sentiu a necessidade de um livro sobre esse tema.

Pela falta de documentação e registro histórico, as páginas do livro são compostas por entrevistas feitas pela própria autora, que foi até a Coréia para enriquecer este trabalho, passando inclusive pelo treinamento no exército coreano – hebyongde.

A JOVEM CORÉIA

Autora: Yoo Na Kim

Editora: SSUA Editora

Páginas: 176

Valor: R$ 80,00

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Prefeito recebe D. Bertrand de Orléans e Bragança em visita de cortesia

Dário Saadi e o príncipe imperial conversaram sobre comemoração...

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que...

Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato

Os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato são...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363