O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) contabilizou 1.300 detonadores encontrados em um canavial na Fazenda São José, no Distrito de Anhumas, nesta quinta-feira (21). Segundo informações da Polícia Militar, no local havia também caixas de dinamites, espoletas e, pelo menos, 30 rolos de pavio.
Os explosivos foram encontrados espalhados em uma área de tamanho correspondente a um campo de futebol, pelos cortadores de cana, após a queima controlada do canavial. A PM foi acionada pelos trabalhadores e Gate chamado para recolher o material que foi levado para São Paulo, onde será analisado.
De acordo com a major da PM Adriana Sgrigneiro, a suspeita é de que os explosivos tenham sido lançados de forma clandestina por um avião para que, em seguida, fossem
recolhidos por terra. “Quando o descarte é feito por terra, eles não ficam tão espalhados como os que estão no local”, explica a major.
Ainda segundo a PM, os funcionários iniciaram a queima da cana no domingo, mas só perceberam as caixas com os supostos explosivos na quinta-feira quando foram cortar a cana. O Gate ainda não tem previsão de quando será finalizada a análise do material.