20.9 C
Campinas
domingo, setembro 22, 2024

Congestionamento afeta moradores de Sousas e região

Data:

Moradores das regiões do Parque Jatibaia, San Conrado e Colinas ficam seis horas alagados; nova medida já foi tomada

Um problema cíclico que afeta os moradores de Sousas há um bom tempo: é dessa forma que podemos definir o congestionamento das avenidas Antônio Carlos Couto de Barros e Mário Garnero, em decorrências das últimas chuvas. O alagamento, ocorrido na segunda semana de março, foi causado pela chuva, a qual registrou 114,8 milímetros de água em 72 horas. A lentidão do trânsito aconteceu em função do transbordamento do Rio Atibaia, em dois pontos críticos: próximo ao córrego, no início na Avenida Mário Garnero; e, no trecho de baixada, anterior à Avenida San Conrado.
O engarrafamento piorou perto da entrada do Condomínio San Conrado e afetou, aproximadamente, os sete mil moradores da localidade, que circularam entre as 17hrs e 19hrs. De acordo com Sebastião Torres, presidente da associação de moradores do condomínio San Conrado, uma medida já está sendo tomada para amenizar a situação. “A partir de agosto, será construído um complexo viário que ligará Campinas à Pedreira, e isso diminuirá o fluxo que percorre a avenida principal de Sousas”, informa.
Ainda de acordo com ele, o acesso alternativo, nessas circunstâncias, seria a estrada de terra CAM-10 (Caminho Municipal 10 – nome designado para a estrada que liga a rodovia D.Pedro I a Pedreira). “Como solução teríamos, com as devidas licenças, a elevação do leito carroçável da via Mário Garnero em dois pontos, evitando-se assim, o transtorno que afeta a vida dos moradores do Distrito, inclusive daqueles que não utilizam esse acesso”, opina o presidente da associação.. Além disso, Sebá faz uma alerta: “esse problema poderá se agravar tendo em vista a impermeabilização do solo ocasionada pelo crescimento da área urbana na região”, observa.
A CAM 10 ficará pronta em seis meses, de acordo com a BrasilInvest, empresa de iniciativa privada responsável pela obra. Segundo Sebá, “A nossa expectativa é que não haja mais transtorno. Assim, nas próximas chuvas de março, não teremos mais esse problema”.
Gesto de Cidadania
Os moradores dos bairros e condomínios acessados através da via Mário Garnero, que enfrentaram horas de alagamento e caos do trânsito, puderam contar com uma ajuda especial. Mantendo uma tradição que já dura quase 10 anos, uma pick-up de apoio do condomínio San Conrado se deslocou para disciplinar e auxiliar a fluência do trânsito. “Além de ajudar os nossos e os demais moradores de Sousas, praticamos um gesto de cidadania”, afirma Sebá.

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363