Os estudantes da rede pública de ensino William Malagon Franco, de Cosmópolis, Kataryne Sharyel Dias, de Jaguariúna, e Cainã Improta Ferreira, de Mogi Mirim, cidades da região de Campinas (SP), foram convidados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para participar do programa de férias de julho English Immersion USA 2008, que será realizado entre 06 a 25 de julho em seis cidades brasileiras. O programa é gratuito e conta com uma agenda repleta de atividades interessantes onde os participantes farão imersão na cultura americana, passeios pela cidade onde ficarão hospedados durante a semana do curso e a trocarão experiências entre os participantes das mais diversas partes do país.
Os jovens são semi-finalistas do Programa Jovens Embaixadores 2008, e fizeram todo o processo de inscrição e seleção com a orientação do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos Campinas (CCBEUC). O programa selecionou jovens para viajarem em janeiro deste ano a fim de participarem de atividades programadas em universidades americanas, vivenciado experiências que lhes possam abrir oportunidades como bolsas de estudos naquele país e ofertas de empregos. Os estudante também atuam como jovens embaixadores divulgando a cultura brasileira para os norte-americanos e promovendo uma integração maior entre os dois países. As inscrições para o Jovens Embaixadores 2009 já estão abertas.
O English Immersion USA 2008 será realizado em Brasília (Casa Thomas Jefferson), Londrina (Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos-ICBEU) e Manaus (Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos-ICBEU) e 06 a 11 de julho, e em Belo Horizonte (Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos-ICBEU) e em São Paulo (Associação Alumni) de 20 a 25 de julho, e em Recife (Associação Brasil-América), data a ser confirmada. Todos os custos referentes à participação no programa serão cobertos pela Embaixada dos Estados Unidos e a organização/coordenação do programa ficará a cargo das instituições acima listadas em cada uma dessas cidades.
O Centro Cultural Brasil-Estados Unidos Campinas é um dos centros bi-nacionais do Brasil que estão autorizados a oferecer orientação e consultoria aos interessados pelo programa Jovens Embaixadores. O estudante Luís Carlos Custódio Junior, de Jaguariúna, foi o único escolhido entre os inscritos da Região Metropolitana de Campinas na edição 2007, que levou 25 jovens para os Estados Unidos. O jovem estuda na Escola Profa. Júlia Calhau Rodrigues. Quem também passou uma temporada no exterior por conta do Jovens Embaixadores foi a adolescente Renata Moreno Bruciano, de Campinas. Ela foi selecionada para a terceira edição do programa entre 1.200 candidatos brasileiros. Moradora do Jardim Aurélia, ela definiu a experiência na época como uma recompensa por um esforço. “Pretendo ser diplomata e estou trilhando esse caminho desde cedo”, contou Renata. Luís Carlos e Renata realizaram suas inscrições no CCBEUC.