17.1 C
Campinas
domingo, junho 21, 2026
spot_img

Concima e MP para discutem embargos de obras

Data:

Presidente da Comissão de Economia e Defesa dos Direitos do Consumidor, o vereador Dário Saadi (DEM) promove nesta terça-feira, a partir das 18 horas, no Plenarinho da Câmara, uma audiência para discutir as obras da Concima no bairro Mansões Santo Antônio, embargadas há 9 anos por causa de contaminação do solo.

Por cerca de 20 anos, a a área foi usada pela Proquima – uma empresa de solventes e produtos de limpeza – que seria a responsável pela contaminação.

Dário pretende reunir mutuários, representantes do Ministério Público, secretários municipais e representantes da empreendedora Concima. “Nós precisamos urgentemente encontrar uma solução para o problema e para isso, temos de identificar o grau da contaminação, as formas de remediação e os procedimentos que devem ser adotados a partir daí”, disse Dário.

Estudo realizado em 2004 pelo Ministério da Saúde a pedido da Prefeitura apontou a existência de contaminação do solo e da água subterrânea na região e definiu a área como “perigo para a saúde pública – categoria B”, em uma classificação de A a E, em que A é a mais grave. As análises, no entanto foram interrompidas e só retomadas este ano.

O vereador quer discutir também quem poderá pagar pelos novos estudos que vão medir o grau da contaminação. O custo poderia ser coberto por um fundo gerido pelo Ministério Público – que hoje conta com cerca de R$ 29 milhões – e que deve ser usado justamente para ser aplicado em questões referentes a danos ambientais.

A audiência é aberta ao público. O acesso ao plenário poderá ser feito pela Avenida Eng. Roberto Mange, 66, no bairro da Ponte Preta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Planalto comemora avanço de Lula nas pesquisas, mas adota discurso de cautela para 2026

Aliados avaliam que crescimento do presidente nas intenções de...

Pesquisa Apex/Futura mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro em cenários de primeiro e segundo turno

Levantamento nacional aponta melhora na avaliação do governo federal...

Flávio Bolsonaro não emplaca no Nordeste, onde o presidente Lula foi vitorioso em vários estados. na eleição de 2022

Especialistas apontam que acordos regionais, mas não garantem engajamento...

Lula participa da Cúpula do G7 na França em meio a tensões comerciais com EUA e União Europeia

Presidente brasileiro chega ao encontro das maiores economias industrializadas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade