Apesar de praticamente não ter neve no Brasil, milhares de brasileiros viajam todo ano ao exterior para praticar ski e snowboard. O esporte vem crescendo rapidamente entre os jovens, atraindo atletas do skate, wakeboard e do surf. Muitos esquiadores migraram para o snowboard, pois encontraram um esporte com mais ação, já que oferece uma quantidade muito superior de manobras.
É óbvio que para praticar é essencial que se tenha neve. Quem quiser praticar o esporte terá que sair do Brasil, Argentina e Chile, além de serem próximos oferecem ótimas condições.
A preferência dos brasileiros é pelo Chile. Lá, geralmente, a neve é mais fofa. Além disso, oferece preços mais baratos. O Campeonato Brasileiro é realizado anualmente em Valle Nevado.
Os Estados Unidos, Canadá e Europa são os locais mais conhecidos para a prática e oferecem boas condições. O único problema do esporte é que quem quiser investir terá que desembolsar uma bela quantia.
Snowboard
Deslizar com uma prancha sobre a neve mandando manobras radicais. Esse é o snowboard, um esporte reconhecido internacionalmente e que atualmente é praticado em qualquer ponto de neve do mundo.
O snowboard ganhou notoriedade ao ser veiculado em comerciais de tv e filmes dos anos 80, principalmente no clássico filme de James Bond. A partir daí, o grande público passou a conhecer e admirar o esporte.
Apesar de só ser praticado na neve, o Brasil já conta com um campeonato nacional, disputado anualmente em Valle Nevado, no Chile. Se você curte adrenalina, está no caminho certo.
Ski
Praticantes descem as montanhas, impulsionados pela força da gravidade (é feito com um par de esquis fixos aos pés e dois bastões). Pode ser praticado dentro das pistas ou fora delas (off-skiing). Existem diversas modalidades de ski alpino para competição slalom, slalom gigante, super gigante e downhill e free style, que é feito em pistas preparadas.
Principais centros de ski e snowboard:
Bariloche, Buenos Aires, Chapelco, Las Leñas, Patagonia, Ushuaia, Villa La Angostura
Banff, Mont Tremblant, Whistler
El Colorado, La Parva e Farellones, Portillo, Pucón, Santiago, Termas de Chillan, Valle Nevado
Arcs Extreme – França, Cervinia – Itália, Chamonix Mont-Blanc – França, Les Menuires – França, Peisey Vallandry – França, Saint-Moritz Roi Soleil – Suiça, Serre Chevalier – França, Sestrière – Itália, Tignes Val Claret – França, Val d’Isère – França, Val Thorens – França
Aspen, Beaver Creek, Breckenridge, Jackson Hole, Keystone, Lake Tahoe – Heavenly, Park City, Vail
Caroline Nunes




