A partir desta terça-feira, dia 6 de dezembro, a Prefeitura de Campinas estará mais próxima do Aeroporto Internacional de Viracopos. O estreitamento de vínculos e a intensificação do trabalho conjunto serão resultado da inauguração de um departamento municipal no prédio principal do Aeroporto, onde fica a administração e está situado o gabinete da presidência.
A cerimônia, que contará com a presença do prefeito Demétrio Vilagra e do presidente de Viracopos, Carlos Alcântara, dará início às atividades do escritório do Departamento de Assuntos Aeroportuários e Logística, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social.
Quando decidiu pela abertura do escritório em Viracopos, o prefeito considerou a necessidade de “colocar Campinas frente a frente com o Aeroporto, para que a cidade possa usufruir, em sua plenitude, dos benefícios de contar com um dos maiores equipamentos de logística do país”, disse Vilagra.
O prefeito enfatizou que “o momento é de unirmos forças e temos certeza de que tanto Campinas quanto Viracopos sairão ganhando com a somatória das suas potencialidades”.
Trem de Alta Velocidade
Para marcar a abertura do escritório e sinalizar a linha de trabalho que será seguida pelo novo Departamento, a inauguração terá como convidado o diretor geral da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, que fará uma palestra abordando “As Perspectivas do TAV – Trem de Alta Velocidade e Modal Ferroviário”.
A expectativa do governo municipal é de que Figueiredo apresente informações sobre o estágio atual dos procedimentos para a implantação do Trem de Alta Velocidade. Na visão do prefeito, “o TAV é um tema de enorme interesse para Campinas e toda a região, e os aspectos técnicos, financeiros e burocráticos que precisam ser equacionados para viabilizar sua implantação estão sendo acompanhados de perto pela Prefeitura”.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Social, Rui Rabelo, e de Transportes, Sérgio Torrecillas, expediram convites para empresários, autoridades, técnicos e entidades ligados a setores como importação e exportação, logística, tecnologia e investimento em geral. “Queremos que eles conheçam o local e saibam que será mais uma ferramenta para incrementar o desenvolvimento da cidade e da região”, afirmou Rabelo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social acrescentou que “Campinas tem uma economia dinâmica, diferenciada, e o escritório vai atuar potencializando nossos pontos fortes e ajudando a promover novos setores, sempre buscando incentivar o desenvolvimento”.
Objetivos
A diretoria de Assuntos Aeroportuários e Logística será ocupada por Luiz Antônio Guimarães, que exercia o cargo de diretor de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Guimarães sempre foi defensor da aproximação do governo municipal com o Aeroporto de Viracopos. De acordo com ele, o departamento terá como objetivos:
promover a relação do Aeroporto de Viracopos com a cidade e, em especial, com o poder público, sempre com foco na promoção comercial, crescimento econômico, inclusão social, inovação e sustentabilidade
integrar e fortalecer as relações com as entidades e órgãos intervenientes nas atividades do aeroporto, passageiros, importação e exportação
promover as pautas de debates que envolvam as atividades logísticas fundamentais para Campinas e região, devido à localização especial da cidade, permitindo, assim um trabalho na intermodalidade
apoiar e desenvolver cursos, seminários, feiras, missões empresariais que possam contribuir para o debate e o aprimoramento do setor
ser instrumento de cooperação entre as diretorias de Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais, Turismo e outros órgãos governamentais relacionados a esses setores.