O Carnaval de 2012 de Campinas será realizado – a exemplo de anos anteriores – na avenida Rui de Almeida Barbosa, na saída do Túnel Joá Penteado (sentido Centro-bairro). A decisão dos representantes das escolas de samba da cidade foi comunicada na tarde desta segunda-feira, dia 9 de janeiro, à Prefeitura de Campinas, em reunião que contou ainda com o coordenador de Comunicação, Wilson José, da diretora administrativa da Secretaria de Cultura, Nilda Rodrigues, e do diretor da Liga das Escolas de Samba de Campinas (Lesca), Edson Jóia.
No entanto, a definição das datas dos desfiles ficou para uma próxima reunião, que será realizada entre as partes no próximo dia 20 de janeiro, provavelmente com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e da EMDEC. Em princípio, os desfiles estão marcados para o sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval.
O coordenador de Comunicação – que deverá assumir interinamente a Secretaria de Cultura nesta terça-feira, dia 10 de janeiro – afirmou que o prefeito Pedro Serafim endossa o local escolhido pelas escolas e, a partir desta definição de local, a Administração irá buscar recursos junto à iniciativa privada para realização do Carnaval.
“Pedimos a compreensão das escolas de samba para o difícil momento passado pela Prefeitura, que está enfrentando sérias dificuldades financeiras. Vamos, por determinação do prefeito Pedro Serafim, procurar o apoio da iniciativa privada com a finalidade de proporcionar condições para aquilo que nossas escolas sabem fazer melhor: um excelente Carnaval, de qualidade”, disse Wilson José.
Estrutura modesta
A Prefeitura de Campinas vai concentrar todos os esforços para proporcionar um grande Carnaval para a população, lembrou o coordenador de Comunicação. Porém, reiterou, a estrutura deverá ser mais modesta do que em anos anteriores mas com idêntica preocupação com a integridade física dos participantes da festa popular.
“Por determinação do prefeito, iremos trabalhar para proporcionar toda a retaguarda para que as escolas só se preocupem com o desfile”, disse Wilson José. Segundo ele, a Prefeitura irá proporcionar ajuda às escolas inclusive fora do período do Carnaval, não estando descartada a solicitação de ajuda especializada junto ao Sebrae, para ajudar na profissionalização das escolas, como forma de aprimorar a festa e facilitar o acesso a patrocínios junto à iniciativa privada.
Prestação de contas
A diretora administrativa da Secretaria de Cultura, Nilda Rodrigues, informou que já foram definidos os valores dos repasses que serão efetuados às escolas de samba. Cada uma das escolas do grupo de Acesso (Unidos do Santa Lúcia, Acadêmicos de Madureira e Unidos do Vila Rica) irá receber R$ 39.530,00. Já as escolas do grupo Especial (Renascença, Ponte Preta, Unidos do Shangai, Rosa de Prata, Estrela D’Alva e Acadêmicos dos Amarais) receberão cada uma R$ 56.471,00. As escolas pleiteantes (Unidos do Grajaúna, Princesa de Madureira e Unidos do Paranapanema) não receberão nada.
No entanto, lembrou Nilda, as escolas de samba terão que providenciar o mais rápido possível a documentação exigida na forma da lei, inclusive com apresentações de certidões negativas junto à Receita Federal e outros órgãos públicos. Uma vez apresentadas as quitações e documentos, o dinheiro sai em três dias úteis, garantiu a diretora administrativa.
Rei Momo e Rainha
Durante a reunião desta segunda-feira também ficou acordado que a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2012 irá acontecer a partir das 19h do próximo dia 28 de janeiro, na plataforma da Estação Cultura. O edital de inscrições, com as exigências e as premiações, será divulgado nos próximos dias. Neste ano, por motivos de economia, não serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval Mirim.




