Roda gigante com projeção de imagens de destinos turísticos brasileiros recebeu cerca de 3 mil pessoas nos primeiros dias do evento; Objetivo da Embratur é atrair cada vez mais turistas espanhóis para o Brasil
O Rock in Rio Madrid encerra neste final de semana (04, 05 e 06) a sua edição 2008 e a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), apoiadora da incitativa, investe na divulgação do turismo brasileiro na Cidade do Rock por meio de diversas ações promocionais, quem vêm acontecendo desde o começo da festa (27 e 28 de junho). O sucesso dos dois primeiros dias de promoção – em que cerca de 3 mil pessoas puderam andar na “roda gigante do Brasil”, que traz projetadas em seu interior imagens de destinos turísticos do País – promete se repetir.
A visitação no estande da Embratur superou as expectativas. Houve distribuição de brindes aos que passaram pelo local e por meio da promoção “Brasil, eu vou”, os participantes do Rock in Rio Madrid puderam tirar fotos com paisagens de vários destinos brasileiros ao fundo. Até o dia 23 de julho, através de votação on-line, pelo site http://rockinrio.braziltour.com, internautas de todo o mundo podem escolher as três melhores imagens. Os ganhadores da promoção irão visitar o Recife, convidados pela Embratur e a TAP.
Até o último dia de festa serão distribuídos 20 mil chaveiros “pet tree” – miniatura de árvore dentro de uma cápsula de acrílico que deve ser molhada regularmente e, depois de dois meses, retirada da embalagem e plantada normalmente -, 100 mil fitinhas “Brasil, eu vou”, quatro mil ecobags e mil pins com a Marca Brasil. O objetivo é divulgar a cultura brasileira na Espanha como forma de consolidar a imagem do País nesse mercado, atraindo assim, cada vez mais turistas e divisas. A presidente da Embratur Jeanine Pires, que cumpre agenda oficial em Madrid, acompanhará as ações da Embratur durante o Rock in Rio neste final de semana.
Atrações musicais
Dentre as atrações nacionais que estiveram presentes ao evento, não só Ivete Sangalo e Carlinhos Brown brilharam entre o público espanhol. A criatividade do povo brasileiro foi reconhecida também no grupo de percussão e música eletrônica Patubatê, originário de Brasília, que também se apresenta neste final de semana no estande do Brasil e na área VIP da Cidade do Rock.
Mercado Espanhol
A Espanha é um dos mercados de altíssima prioridade para promoção dos destinos e produtos turísticos brasileiros, de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Foi o 9º país emissor de turistas para o Brasil em 2007, com cerca de 216 mil visitantes.
De acordo com a Demanda Turística Internacional 2006, 42% dos turistas espanhóis tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil e cerca de 96% dos entrevistados manifestaram intenção de voltar ao Brasil. Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos espanhóis a lazer foram Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.