A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) apresenta neste fim de semana mais um concerto no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Na sexta-feira, dia 11, a apresentação tem início às 20 horas; já no sábado, o concerto será às 16 horas. A regência será do maestro italiano Alessandro Sangiorgi.
O concerto de abertura será a obra “Abertura Concertante“ do brasileiro Camargo Guarnieri. Em seguida, Sangiorgi apresenta o “Concerto para Trompete em Mi bemol“, de Johann Nepomuk, pianista e compositor austríaco. Esta peça terá a participação do trompetista russo Vladislav Lavrik, um dos músicos mais talentosos de sua geração, atualmente considerado o melhor trompetista da Rússia e um ascendente jovem maestro. O encerramento será com a “Sinfonia nº 28, Praga“, de W. A. Mozart, o grande gênio que desde criança apresentou talento musical.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente pela Sinfônica a partir de uma hora antes de cada apresentação, na entrada do próprio auditório, que fica na Rua Tessália Vieira de Camargo, número 126, no Distrito Barão Geraldo – Cidade Universitária – UNICAMP. Mais informações podem ser obtidas com a OSMC no telefone 3237-2730.
O concerto celebra uma nova parceria entre a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e o instituto médico da Unicamp.
Regente convidado
Nascido em Ferrara, Itália, Alessandro Sangiorgi diplomou-se em piano no Conservatório de Milão, prosseguindo seus estudos nas classes de composição e regência. Sua carreira internacional teve início em Israel em 1989, regendo a Jerusalem Symphony Orchestra .
Logo em seguida (1990-1993) foi convidado como Maestro Assistente e depois como Maestro Residente pelo Teatro Municipal de São Paulo, tendo sido responsável por mais de cem apresentações, entre óperas, concertos sinfônicos e balés.
No Brasil regeu também a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Petrobras Sinfônica, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da Bahia, a Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica Nacional, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e, de 1995 a 1998, a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Principal Regente Convidado.
De 2002 a 2010 foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Paraná, tendo sido responsável pelo ampliação do repertório sinfônico e pelo retorno das montagens de ópera. Em dezembro de 2011 regeu um concerto na temporada da Orquestra Sinfônica Brasileira.