A quarta edição do Ecoférias Animal, realizada no Bosque dos Jequitibás, promoverá, entre os dias 10 e 14 de julho, curso de educação ambiental para alunos da área de Biologia, Engenharia Ambiental e Geografia, que desejam atuar como monitores do projeto.
Durante o curso, os participantes serão orientados sobre a fauna e flora do Bosque, propiciando insights sobre as relações ecológicas entre espécies dos mais diferentes perfis, além do contato diário com os animais e as plantas, observando os diversos elementos do ambiente e suas relações.
Outros temas serão abordados, como a ecologia de alguns frutos e sementes e sua interação com alguns animais existentes na mata do bosque e no zoológico. Os alunos participarão ainda de atividades práticas como gincanas ecológicas, teatro, atividades lúdicas, oficinas, palestras entre outras atrações.
De acordo com a bióloga e coordenadora do bosque, Eliana Ferraz, os monitores receberão treinamento especial sobre todas as atividades lúdicas, oficinas e palestras que acontecerão durante o curso para poderem atuar junto às crianças durante a IV Ecoférias Animal. “A ideia é que o monitor capacitado possa, durante o curso, ensinar às crianças o que aprenderam durante o treinamento e serem multiplicadores de conhecimento”, explica.
Os interessados em participar do curso deverão fazer uma pré-inscrição até o dia 30 de junho, pelo telefone (19) 78065157, das 7h às 17h, com a coordenadora do Bosque. Após o término do curso, os alunos receberão um certificado de participação. As vagas são limitadas.
A coordenadora e idealizadora da projeto ressalta que os interessados em participar do curso não deixem para fazer as inscrições na última hora, pois as vagas são limitadas. “A procura foi muito grande em edições anteriores. Temos recebido monitores de diversas cidades e até de outros estados”, afirma.
Ecoférias
O Ecoférias Animal tem a finalidade de conscientizar as crianças com faixa etária dos 6 aos 12 anos sobre a importância da preservação do meio ambiente e de seus recursos. “Nosso objetivo é que as crianças se tornem multiplicadores de informações em sua comunidade, colaborando com a preservação e conservação do meio ambiente onde vivem, e também desse espaço público maravilhoso que é o Bosque”, explica a coordenadora do Bosque dos Jequitibás.
No decorrer da programação, as crianças participarão de um conjunto de atividades diferenciadas e atrativas, como conhecer os bastidores do zoológico; aprender e acompanhar a preparação da dieta dos animais, assim como atividades de enriquecimento ambiental com algumas espécies de animais do zoológico; conhecer os setores de Biologia e Medicina Veterinária do zoo, vivenciando mais de perto a rotina de um zoológico. Também participarão de gincanas ecológicas, oficinas, palestras entre outras atividades.