Sapateado americano com ginga brasileira. Esta é a proposta do espetáculo “PARTITURAS” que faz apresentações nos dias 15 (20h), 16 (20h) e 17 (17h) de junho de 2012 no Espaço Cultural Maria Monteiro Vila Padre Anchieta, Teatro Padre Pedro Dingenouts, com ENTRADA FRANCA. O projeto, que tem apoio do FICC – Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas, da Prefeitura Municipal de Campinas, traz ao palco dez artistas: oito sapateadores, o contrabaixista Gilberto de Syllos (direção musical) e a bailarina, musicista, sapateadora, atriz e cantora Christiane Matallo, diretora artística do espetáculo.
Partituras é a mais recente montagem de Christiane Matallo. O espetáculo tem música e dança como principais elementos de cena, e se configura na dança contemporânea como um trabalho inovador por transpor o sapateado dentro de um pensamento musical. Christiane Matallo é conhecida mundialmente por unir o sapateado à execução ao vivo e simultânea de seu saxofone.
A concepção do espetáculo concentra-se no movimento dos intérpretes; ele é ativado pela ideia de ser um corpo sonoro, que a todo tempo, se transforma no espaço que conseqüentemente gera sons. “Desta forma, o trabalho se transforma a cada uma das cenas remetem às sensações e vivências dos próprios artistas”, explica Christiane Matallo. “PARTITURAS” rompe em alguns momentos com técnicas de dança pré-estabelecidas e permite que novos caminhos e possibilidades de movimentos sejam encontrados, sem que os intérpretes se prendam a uma única corrente estética. O foco principal de “PARTITURAS” é a leitura musical para ser vista e ouvida pela arte dos pés.
A trilha sonora foi composta especialmente para a montagem e criada de uma maneira espontânea e intuitiva usando o contrabaixo, o piano e sax tenor. “É interessante ressaltar que o intérprete da dança vira compositor da própria trilha e o músico da obra, intérprete do corpo. O sapateado é a maior estrela do espetáculo“, comenta Gilberto de Syllos, diretor musical do espetáculo. Por intermédio da trilha sonora, fica nítida a participação efetiva dos corpos dos intérpretes. A montagem de “PARTITURAS” tem em seu repertório ritmos como o Choro, samba, afro jazz, o cubano entre outros estilos, além de grande influência percussiva corporal,advindas de grupos como Barbatuques, Rumba Tap e de artistas como Max Polack.
Direção artística, coreógrafa, ensaiadora, bailarina e intérprete – Christiane Matallo
Direção musical e intérprete – Gilberto de Syllos
Plástica cênica – Marily Volpe
Bailarinos – Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas, Fernanda Toito, Gabriel Fernandes Tolgyesi, Letícia Maluf Pires, Melissa Naves Tannús, Marcelo dos Santos, Patrícia Grossi, Victoria Guilhon Amalfi.
Serviço
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro Vila Padre Anchieta – Teatro Padre Pedro Dingenouts – lugares 300
Endereço: Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi s/n – Campinas
Dias: 15 (às 20h) 16 (às 20h) e 17 (às 17h) de junho de 2012 – Entrada Franca
Duração: 60 minutos
Recomendação: Livre




