A partir da próxima sexta-feira, 13 de julho, Campinas ganha um espaço cultural no qual a fotografia é o foco – com perdão do trocadilho. Imagens de fotógrafos famosos da cidade e do Brasil irão preencher as paredes da fotogaleria, que terá programação cultural intensa e uma nova exposição a cada 45 dias.
Batizado de Photografie, o local, com 90 metros quadrados,deve se tornar ponto de encontro de fotógrafos para bate-papos, workshops, lançamentos de livros e outros eventos, sempre ligados à fotografia. A ideia surgiu da união de dois fotógrafos Ricardo Lima e Touché; e do publicitário Beto Mallmann, companheiros em outras realizações como o festival Hercule Florence, que neste ano chega a sua sexta edição com a Photografie como sede.
“Nós vimos que era uma tendência em outras cidades e decidimos ser os pioneiros em possuir uma galeria voltada para foto e para a fine art em Campinas porque aqui este mercado é praticamente inexistente “, explica Touché, que também é colecionador de imagens clicadas por colegas.
Na inauguração, que acontece nesta sexta-feira a partir das 19h, imagens perpetuadas por 18 fotógrafos como Kazuo Okubo, Ed Viggiani, João Roberto Ripper entre outros estarão expostas e à venda. DJs se revezarão nas pick-ups para um som ambiente e um coquetel receberá convidados.
O evento coincide com a exposição de Pedro Hurpia e Marcos Cimardi no Ateliê Aberto, cujo terreno é o mesmo da fotogaleria. Assim, serão exposições simultâneas em ambos os espaços reunindo obras cujo ponto de partida é a fotografia.
A fotogaleria é também uma extensão de três galerias de fotos de São Paulo: Imã, f2.8 e Casa da Luz Vermelha. “A Photografie chega a Campinas para atender uma demanda existente e para realizar o que em São Paulo já é realidade, ou seja, ter um local no qual os acontecimentos giram em torno da fotografia. Ali, fotógrafos de outras cidades que necessitarem de um local para enviar suas fotos serão bem-vindos bem como pessoas que queiram comprar, ampliar, produzir ou conversar sobre fotografia de qualidade”, explica Ricardo Lima.
Terão imagens expostas na Photografie os fotógrafos campineiros Nelson Chinalia, Fernando Tacca, Isabela Senatore, João Chimentão, Marcos Peron, Ricardo Lima e Touché. De São Paulo, haverá fotos de Frâncio de Holanda, Egberto Nogueira, Alex Ribeiro, Tiago Navas, Alexandre Saraiva e Mané Marques. De outras localidades: Luiz Achutti (RS), João Ripper (RJ), João Marcos Rosa (MG), Paula Cabral e Lola.
PROGRAME-SE
O quê – Inauguração da Photografie
Quando – Sexta-feira, 13, 19h
Onde – Avenid a Orozimbo Maia, 1268, Cambuí
Quanto – Entrada franca