29.9 C
Campinas
sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img

Serviços Públicos reforça manutenção de playgrounds em praças públicas

Data:

Uma equipe composta por dez funcionários do Departamento de Parques e Jardins (DPJ)- ligado à Secretaria de Serviços Públicos -estão reforçando a manutenção dos playgrounds instalados nos bosques e praças públicas de Campinas.

A ação já é realizada desde o início do ano, após determinação do secretário de Serviços Públicos, Valdir Terrazan “A manutenção destes equipamentos tem que ser permanente, visando a segurança das crianças”, explicou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde 2000 não há nenhum registro de óbitos de crianças por acidentes em parques públicos.

A manutenção de brinquedos em praças públicas que necessitem de pequenos reparos e que não ofereçam risco de acidentes são executados no próprio local. Os brinquedos que oferecem algum risco são removidos e encaminhados ao pátio do DPJ para revisão. Nestes casos, os brinquedos que oferecem condições para reforma são devolvidos ao local de origem, após o trabalho. Já os brinquedos que não apresentam condições de reforma são descartados. Lembrando que nestes locais, os brinquedos podem sofrer maior desgaste por mau uso e ou atos de vandalismo.

Manutenção

Só nesta semana cinco praças foram vistoriadas pela equipe que realizou manutenção em alguns brinquedos e removeu outros que ofereciam risco às crianças.

Na praça Getúlio Vargas, na Vila IAPI/Vila Teixeira, a equipe removeu um brinquedo de madeira que estava depredado e substituíram por uma gangorra. Os demais brinquedos que necessitavam de pequenos reparos foram executados no próprio local. A manutenção se estendeu ainda para o piso de areia que foi reforçado.

Também na Vila IAPI, os brinquedos e piso de areia da Praça César Cardoso também passaram por manutenção e estão em perfeitas condições de uso. O playground do Bosque dos Jequitibás também recebeu manutenção no piso de areia e nos equipamentos. A equipe removeu ainda um brinquedo (gira-gira) que oferecia riscos às crianças. Os brinquedos da praça do Jardim Eulina, localizada na Rua Dr. Lafaiete Álvaro de Souza Camargo receberam pequeno reparos e melhorias no piso de areia.

De acordo com o DPJ, o playground das praças do Parque Industrial, Santa Cruz (Cambuí) e Largo do Pará (Centro) serão os próximos locais que passarão por manutenção. “No Largo do Pará, além da manutenção dos brinquedos e o cercamento do playground, vamos recuperar a parte das cercas que foram depredadas por atos de vandalismo”, explica o coordenador da equipe, Dácio Cominato.

Escolas municipais

Nos parques das escolas municipais, a manutenção é feita rotineiramente pelas equipes gestoras das unidades, que utilizam recursos do Conta Escola – programa que destina dinheiro para aquisição de material pedagógico e pequenos reparos para as escolas – para os serviços.

No caso de serviços de maior dimensão, as solicitações são feitas pelas direções das escolas à Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Secretaria Municipal de Educação, que aciona uma empresa contratada para realizar o trabalho.

Para reforçar a prevenção de acidentes nestes locais, o secretário de Educação, Carlos Roberto Cecílio determinou que seja feito um levantamento geral dos equipamentos das escolas que inclui os playgrounds e já está em andamento. Nos casos de necessidade de troca dos equipamentos, uma licitação está sendo preparada para a aquisição de novos brinquedos.

Parques temporários

Ao fazer o pedido de alvará de funcionamento junto à Secretaria Municipal de Urbanismo, o responsável pelo parque de diversão é obrigado a apresentar um atestado técnico, assinado por um engenheiro mecânico ou elétrico, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), se responsabilizando pela instalação, manutenção e funcionamento de todos os equipamentos que serão utilizados no local.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade