O compositor erudito e relações públicas, Marco Padilha, será o novo diretor-administrativo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC). O nome dele foi aprovado pelo prefeito Pedro Serafim a partir da indicação da secretária de Cultura Renata Sunega, nesta segunda-feira, dia 20 de agosto. Padilha irá substituir Antonio Stopiglia que pediu exoneração do cargo no último sábado.
Segundo a secretária, o nome de Padilha surgiu a partir do seu currículo, que passa pela área musical e pela administração. “Além disso, o compositor tem relacionamento com várias vertentes culturais da cidade. Com isso, ele poderá iniciar, junto com o maestro (Victor Hugo) Toro, uma nova fase para a Sinfônica, que começará com a montagem da programação para 2013, já no Teatro Castro Mendes”.
Formado em relações públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e em composição erudita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Padilha disse estar honrado com a indicação e que terá muito trabalho pela frente, mas que sua experiência na área de cerimonial lhe dá suporte para desenvolver essa nova fase em sua carreira profissional.
“Só a experiência de músico não é suficiente para ser um diretor de orquestra. Contudo, com o conhecimento adquirido na montagem de cerimoniais em três áreas diferentes no governo do Estado de São Paulo, na Câmara Municipal de Campinas e agora na Prefeitura de Campinas – hoje ele é o chefe do Cerimonial -, me capacitam a ter uma experiência administrativa. Até porque o relações públicas é, no fundo, um administrador da imagem de instituições, de pessoas”, salienta. Ele ressalta, ainda, que tem trânsito nas áreas política, cultural e artística, o que também poderá ajudar no desempenho da nova função.
O compositor salienta que ficará à frente da diretoria da OSMC, mas não deixará de dar seu apoio administrativo ao Cerimonial. “Com isso, terei um suporte do Cerimonial para os eventos da Orquestra, ampliando a gama de serviço”, conclui ele. Padilha também é radialista e comanda o programa Intermezzo há 24 anos. “Comecei na Rádio Morena e hoje produzo o programa na Rádio Educativa FM 101,9, que vai ao ar aos domingos, das 19h às 22h.