Paschoal Franceschini era natural de Lucca, província de Toscana, Itália. Nasceu no dia 28 de maio de 1877. Filho de Alfredo Franceschini e Clementina Franceschini. Veio para o Brasil em 1896 com 19 anos e, passou a residir em Sousas.
Trabalhou até 1898 como funcionário da Fábrica de Bebidas Dal Porto Ltda. Em 1899 estabeleceu-se com o armazém de secos e molhados num prédio situado no Largo da Matriz de Santana.
Em 1900 contraiu matrimônio com Júlia Stefani, juntos tiveram 11 filhos, sendo que 4 faleceram e os demais residiram em Sousas e constituíram família. Permaneceu por mais de 50 anos no distrito, tomando parte ativa no seu progresso.
Exerceu cargos públicos (sem remuneração) como Suplente de Delegado e Suplente de Juiz de Paz. Foi presidente da Societá Italiana Lavoro e Progresso, por mais de 20 anos.
Seu falecimento deu-se a 6 de junho de 1951, com 74 anos e seu corpo sepultado no cemitério de Sousas, que ele considerava sua terra natal.
Em 1964, Sousas recebe uma rua do distrito com seu nome. A homenagem foi prestada pelo subprefeito Armando José Bertassolli.
Paschoal Franceschini
Data: