A cidade de Limeira (SP) está se tornando o terceiro município brasileiro a implementar em toda a sua frota de ônibus o DPS2000, sistema eletrônico desenvolvido pela Geraes Tecnologias Assistivas . Por meio dele o cego pode chamar o ônibus correto que deseja embarcar e ainda é avisado por som quando o mesmo chega ao ponto. A instalação dos aparelhos nos veículos será concluída essa semana, e os treinamentos com os motoristas e deficientes visuais começaram na segunda-feira (26).
De acordo com o diretor de transportes da cidade, Luis Augusto Lopes Xavier, a implementação do sistema na cidade vai melhorar a vida dos deficientes visuais. “Após os testes com o DPS-2000 verificamos que o custo-benefício era viável. Decidimos então adotá-lo em nossa cidade, arcando com todos os custos. Nosso intuito é o de melhorar sensivelmente a qualidade de vida e facilitar o direito universal de ir e vir dessas pessoas”, explicou.
Alexandre Aparecido Nascimento, 27 anos, tecnólogo em Recursos Humanos, é um dos deficientes visuais que vai participar do treinamento, que será realizado com 12 usuários do sistema, na quinta-feira (29). “O DPS 2000 vai trazer independência pra gente. Eu pego até oito ônibus por dia e tenho sempre que pedir ajuda para as pessoas que, muitas vezes, nos colocam até em linhas erradas. Agora terei autonomia. Poderei ir e vir sem precisar contar com a ajuda dos outros”, comemora.