Programa já beneficiou quase treze mil famílias indígenas
“A organização política e a disputa ideológica são imprescindíveis para construção de uma diretriz em favor dos índios”. A afirmação foi feita pelo diretor da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marco Aurélio Loureiro, durante a abertura da 2ª Oficina Nacional de Trabalho da Carteira Indígena, promovida pelo MDS e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Neste encontro foi lançado o Banco de Dados da Carteira Indígena, um site onde os indígenas terão acesso a informações sobre gerência, grupos gestores, oficinas de trabalho e projetos. Além destes dados, o site – que entra no ar na próxima semana – também terá um canal “Fale Conosco” para esclarecimento de dúvidas ou registro de reclamações. O acesso será feito pelo site do Ministério do Meio Ambiente – www.mma.gov.br. Na página há um link da Carteira Indígena.
A solenidade de abertura da 2ª Oficina Nacional de Trabalho da Carteira Indígena contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Egon Krakhecke, da representante da Comissão Nacional de Política Indigenista, Francisca Parecer, e de integrantes da Funai, Funasa e Amazônia Legal.
Carteira Indígena – A Carteira de Projetos Fome Zero e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Indígenas – Carteira Indígena – foi criada em 2004 por meio de parceira entre o MDS, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e o MMA, por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR). O seu objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento sustentável junto às comunidades indígenas. O programa já investiu cerca de R$ 10 milhões, com 250 projetos aprovados, beneficiando 12.888 famílias indígenas.
SERVIÇO
II Oficina Nacional de Trabalho da Carteira Indígena – Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Meio Ambiente (MMA)




