Subprefeitos de Sousas e de Joaquim Egídio fazem balanço de ações dos últimos 5 meses; mas condições de trabalho ainda são ruins
Rumo ao sexto mês no comando de Campinas, o governo Jonas Donizette em pouco alterou as condições de sucateamento das subprefeituras de Sousas e de Joaquim Egídio. A falta de equipamentos de trabalho e de servidores para executá-los ainda persiste.
Para minimizar o problema e garantir a execução de algumas ações neste período a parceria com a população – como foi o caso de Sousas -, e o ingresso no cronograma dos mutirões de limpeza e de conservação da cidade, como ocorreu em Joaquim, têm sido indispensáveis. Egídio.
O fortalecimento da estrutura das subprefeituras deve substituído pela terceirização da conservação da cidade, com a contratação de empresas que se responsabilizarão pelo maquinário e mão-de-obra.
Nos textos abaixo, o subprefeito de Sousas, Wander Villalba, e de Joaquim Egídio, Marcelo Duarte da Conceição, fazem um balanço das ações efetuadas pelas respectivas subprefeituras desde janeiro passado.
Subprefeito de Sousas destaca ajuda de moradores para realizar ações
A colaboração dos moradores – pessoas com visão crítica, mas altamente participativas – e de empresas localizadas no distrito foi fundamental para a concretização de ações de melhorias e na infraestrutura da área, e que integravam uma espécie de plano de metas estabelecido pelo subprefeito de Sousas, Wander Villalba. A constatação é dele próprio quando faz um balanço dos quase seis meses no comando da subprefeitura,
Boa parte dos problemas mais sérios que envolviam o órgão e que, por conseqüência, geravam dificuldades na administração e na solução das demandas dos moradores da região, ele avalia, já foi superada. E a partir da perspectiva de que com o tempo novas soluções sejam encontradas, enumera uma série de ações que pretende implementar no distrito.
Numa retrospectiva desde sua chegada, em janeiro passado, lista como principais dificuldades a falta de estrutura e de equipamentos que a subprefeitura ainda enfrenta, ou seja, seu sucateamento. Segundo ele, apenas 11 servidores compõem atualmente o quadro de trabalhadores do órgão.
E, além deles, 20 reeducandos do sistema prisional incluídos no Programa Portas para Liberdade colaboram na execução de alguns serviços. “No passado a subprefeitura chegou a contar com 80 trabalhadores”, diz, ressaltando que as ações que conseguiu implementar são resultado também da colaboração de diversos outros setores da Prefeitura.
Isso sem contar a carência de equipamentos. A subprefeitura de Sousas, conta Villalba, dispõe atualmente de quatro roçadeiras, um trator e dois caminhões, equipamentos ainda insuficientes para dar conta da demanda. “Mas estamos para receber mais um caminhão que contribuirá expressivamente para a realização dos serviços”, promete.
Em seu balanço positivo dos meses à frente da subprefeitura, Villalba destaca o recapeamento da Avenida Antonio Couto de Barros – por onde trafegam diariamente cerca de 20 mil veículos -, que enfrentava segundo ele sérios problemas de infiltração que provocava o esfarelamento do pavimento. Esse trabalho, porém, foi questionado por moradores que não viram a necessidade do recapeamento e, de certa forma, alimentou piadas nas redes sociais.
A retirada do entulho e limpeza de área do Jardim Conceição (onde, a partir do mês de julho será construída uma praça); a limpeza e roçagem de mato no Parque Jatibaia; a revitalização do centro histórico; o início do trabalho de implantação do Parque Linear – no antigo trilho da linha férrea – e o nivelamento de vias de terra, que integravam o plano de ações no início da gestão, também já foram concluídas.
Embora admita que a estrutura da subprefeitura ainda esteja distante do que considera ideal, Villalba se compromete a novas ações voltadas para a melhoria das condições, não apenas no setor de serviços públicos ligados à manutenção do distrito, mas também de lazer, de esportes, de cultura e de turismo.
No quesito Cultura, destaca o incentivo para as atividades artísticas e culturais – já que vivem no distrito número expressivo de artistas. “Com a conclusão da reforma da Casa de Cultura de Sousas, a intenção é incentivar a realização de atividades culturais nesse espaço”, conta.
Faz parte dos planos do subprefeito, também, o fortalecimento do turismo ecológico em Sousas. E para que isso ocorra sem gargalos no tráfego de veículos, discute com secretarias municipais a elaboração de um novo plano viário com opção de rotas alternativas e criação de novas vias de trânsito no distrito.
A subprefeitura pretende, igualmente, incentivar práticas esportivas gratuitas em áreas públicas disponíveis, como a hoje ocupada por um campo de futebol no Jardim Conceição. A revitalização da Praça Beira Rio, que ele prevê iniciar ainda neste mês de junho, completa as ações que Villalba pretende implantar em Sousas em curto prazo.





