A palavra encontra o papel, o autor encontra a imagem que vai traduzir sua idéia, o leitor se encontra com uma sensação que já conhecia, mas que nunca havia formulado claramente antes. Poesia é a arte do encontro. E o resultado do encontro entre Elisa Lucinda e Rubem Alves é o livro Poesia do Encontro.
Como diz Gilberto Dimenstein no prefácio: “Não me lembro (…) de ter sentido tanta emoção com a poesia como nesse dia em que os dois se reuniram para fazer este livro – um não conhecia o outro, e a força da palavra fez deles rapidamente íntimos, como se fossem amigos de longa data. Essa fulminante intimidade entre Elisa e Rubem, dois educadores que respiram poesia, é a intimidade que a arte nos faz ter com a vida”.
Elisa Lucinda é poetisa, atriz e cantora. Publicou seu primeiro livro de poesia – O semelhante – em 1994. Criou a Casa Poema, localizada no Rio de Janeiro, que abriga a Escola Lucinda de Poesia Viva, onde ensina interpretação teatral da poesia seguindo o lema: “Falando poesia sem ser chato”. Rubem Alves tornou-se mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary e doutorou-se em Filosofia pelo Princeton Theological Seminary. Foi professor por muitos anos e, no início dos anos 1980, tornou-se psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise. Autor de crônicas, de livros sobre educação e infantis, ele guia seus leitores pelas paisagens da beleza e considera seus “companheiros de viagem” filósofos como Bachelard e Nietzsche, e poetas como Fernando Pessoa, Adélia Prado e Cecília Meireles.
Elisa Lucinda e Rubem Alves lançam o livro “Poesia do Encontro”
Data: