O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) faz uma exibição cinematográfica especial neste final de semana. No sábado, 10 de agosto, pelo ciclo “Aula de Cinema” às 16h, exibe, em apresentação única, o filme mais aclamado do cineasta britânico Alfred Hitchcock: “Psicose”, rodado em 1960. A entrada é gratuita e o cinema tem capacidade para receber 60 pessoas.
No próximo dia 13 de agosto (terça-feira), serão completos 114 anos do nascimento do diretor, conhecido como o “Mestre do Suspense”. Natural de Londres, Hitchcock comprou os direitos do livro homônimo de Robert Bloch sem consultar a Universal Studios, onde trabalhava na época. Quando expôs a ideia para as filmagens, não teve o apoio dos produtores e, muito menos, o aporte financeiro. Hitch, então, hipotecou a própria casa em Los Angeles e pagou toda a produção de “Psicose” do próprio bolso, tendo apoio da Universal apenas para o lançamento nas salas de cinema.
A trama central gira em torno da investigação do “desaparecimento” da personagem Marion Crane (interpretada por Janet Leigh). Ela foge da cidade de San Francisco para tentar um recomeço de vida após roubar a firma onde trabalhava. Uma tempestade, porém, a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates (Anthony Perkins), responsável pelo lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã Lila Crane (Vera Miles) e o amante, Sam Loomis (John Gavin) decidem investigar com ajuda do detetive particular Milton Arbogast (Martin Balsam).
Um dos mais célebres filmes de Hitchcock, com a famosa sequência do esfaqueamento no chuveiro (cena que demorou sete dias para ser filmada), tem roteiro assinado por Joseph Stefano, teve 3 sequências (“Psicose” 2, 3 e 4) e um remake rodado em 1998 pelo diretor Gus Van Sant e estrelado por Vince Vaughn. Além disso, serve de base para a série de TV “Bates Motel”, cuja primeira temporada é exibida no Brasil em um canal de TV a cabo.
Serviço
Ciclo especial “Aula de Cinema”
Filme: “Psicose”
Direção: Alfred Hitchcock
País/ Ano: EUA/ 1960
Gênero: Suspense/ Terror
Fotografia: Preto e Branco
Duração: 109 min
Data: 10 de agosto, sábado
Horário: 16h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), no Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859, Centro
Entrada: Gratuita
Capacidade do cinema: 60 lugares.