Foto: Luiz Granzotto/PMC
A Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável promove nesta sexta-feira, 9 de agosto, a abertura 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Campinas. O evento será às 18h, no Salão Vermelho da Prefeitura. A ficha de inscrição para participar da Conferência, que acontece nos dias 17 e 18, está disponível no link http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/2a-conf-meio-ambiente-2013.php
A Conferência visa discutir e apresentar subsídios para definição da política municipal para os resíduos sólidos e os rumos para o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que toda cidade deve desenvolver para atender a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Prefeitura nomeou uma comissão organizadora da Conferência que tem a participação do Comdema – Conselho Municipal de Meio Ambiente, das secretarias de Serviços Públicos, de Relações Institucionais, de Trabalho e Renda, além de representantes de entidades organizadas da sociedade civil, de setores públicos e privado.
A comissão organizadora do evento realizou duas pré-conferências para o debate em torno de quatro eixos temáticos (Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental). Também foram promovidas atividades educacionais com a visita de alunos ao MDCC – Centro de Educação Ambiental, no Parque Taquaral, nesta quinta-feira, dia 8 de agosto.
Viola
Dentro da programação da Conferência, um dos destaques é a Orquestra de Viola Caipira de Pedreira, que fará uma apresentação no domingo, 11 de agosto, das 15h às 19h, na Concha Acústica do Taquaral.
A Orquestra de Violeiros de Pedreira foi criada em 9 de abril de 2002, pelo músico Claudinho Cassiani. Atualmente a Orquestra de Violeiros de Pedreira conta com 30 músicos, e seu principal objetivo é preservar as tradições da Cultura Caipira e o Folclore Brasileiro, por meio dos costumes, músicas e danças.
Nestes 11 anos foram muitos prêmios conquistados, com destaque para o Edital “Ponto de Cultura” do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Projeto Violeiros no Timor, em 2011, do Ministério das Relações Exteriores e Departamento de Cultura do Itamaraty; Edital “Culturas Tradicionais do Estado de São Paulo” no ano de 2011.
Outras atrações
Ainda como parte da programação, no sábado, dia 10 de agosto, das 14h às 19h, haverá shows de rock com apresentação de artistas plásticos e grafiteiros. Serão arrecadados agasalhos e brinquedos para doação às famílias e crianças carentes. Todos os shows são gratuitos e acontecerão na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral.
Os shows de sábado começam às 14h com a banda Soul River, seguida da Amazon às 16h, depois às 17h com Cabeto Rocker & Banda na Rua e às 18h com Ragar.
No domingo, às 14h será a vez de Mundo Extra Físico, às 15h de Breakdolls, às 16h de Amyr Cantúsio e às 17h a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Pedreira.
Nos dois dias haverá a apresentação de artistas plásticos Fábio de Bottencourt, Giló, Sandro Cassoti, Masks Unidos, Tinho, Cabelin, Crânio, Weslen e Alan Queiroz.