Os brasileiros, Fellipe Gamarano Barbosa, Karen Sztajnberg e Murilo Pasta estão entre os finalistas no Festival de Cinema de Sundance, maior festival de filmes independentes dos Estados Unidos. O evento acontece entre os dias 15 e 25 de janeiro nas ruas de Park City, Utah. Durante esta edição serão exibidos 200 filmes.
O diretor paulista Murilo Pasta entra na competição internacional de longas-metragens com o filme “Carmo”, uma co-produção brasileira, espanhola e polonesa. O filme narra um romance entre uma brasileira, que deseja sair de sua pequena cidade no Mato Grosso do Sul, e um espanhol preso a uma cadeira de rodas que é envolvido com o contrabando.
Já Fellipe Gamarano Barbosa e Karen Sztajnberg estão entre os finalistas latino-americanos com o filme “Casa Grande”, que aborda o sistema de cotas nas universidades, uma nova questão social brasileira.
Este ano, os organizadores do festival receberam mais de nove mil inscrições, quatro mil a mais do que no ano passado, e esperam receber cerca de 50 mil durante os dez dias do evento.
Os prêmios, concedidos pela rede de TV estatal japonesa NHK e pelo Instituto Sundance são US$ 10 mil em dinheiro, além da assistência do Instituto no desenvolvimento das filmagens e garantia de exibição nas televisões japonesas.
Assim como nas edições anteriores, o Instituto Sundance manterá a tradição de exibir, de graça, uma exclusiva lista de filmes em seu site oficial: www.sundance.org/festival.
Durante o festival, os visitantes poderão, ainda, desfrutar das belas pistas das famosas estações de esqui Park City Mountain Resort, The Canyons Resort e Deer Valley Resort, tornando a viagem ainda mais agradável.
Ao longo dos 30 anos de existência, o festival se estabeleceu como fonte número um para a descoberta de novos e talentosos cineastas, como Todd Haynes, Spike Jonze, Paul Thomas Anderson, Wes Anderson, David O. Russell, Tamara Jenkins, Nicole Holofcener e Alexander Payne.
Para ter acesso à lista completa dos filmes escolhidos e obter mais informações sobre o evento, acesse o site http://festival.sundance.org/2009/
Sobre o festival
O Festival de Cinema de Sundance, maior evento do Instituto Sundance, foi fundado pelo ator Robert Redford em 1981, com o objetivo de realçar a vitalidade artística do cinema independente americano.
Hoje, além de ser considerado o templo dos filmes independentes e o festival americano de maior prestígio, o Sundance também é um importante mercado para a indústria cinematográfica mundial, sempre ávida por inspiração e novos talentos.
A lista de filmes descobertos no Sundance é longa e inclui ‘Sexo, Mentiras e Videoteipes’, de Steven Soderbergh, ‘Cães de aluguel’, de Quentin Tarantino, e ‘El Mariachi’, de Robert Rodríguez.




