Farmácias de manipulação de diversos estados brasileiros poderão fazer a inscrição para o SINAMM até o dia 10 de janeiro
Devido a uma grande procura de representantes de farmácias de manipulação, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) decidiu prorrogar o prazo de inscrições para o SINAMM (Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral) até o dia 10 de janeiro através do site: www.anfarmag.org.br. Farmácias associadas e não associadas da Anfarmag poderão participar do sistema que tem o início previsto para janeiro de 2009, em todo o país.
O 2º Ciclo SINAMM foi especialmente elaborado para atender as necessidades de contínuo aperfeiçoamento dos profissionais e farmácias magistrais, contemplando “Programas” que atendem a legislação sanitária vigente – RDC 67, de 08 de outubro de 2007, bem como a recém editada RDC 87, de 21 de novembro de 2008.
Nesta nova etapa, farmacêuticos e colaboradores poderão assistir os treinamentos do SINAMM na própria farmácia através da TV Farma, via satélite.
O sistema ainda apresentará uma proposta inovadora de educação continuada, em que cada programa terá pontuação própria, acumulada conforme o cumprimento das atividades inerentes. Assim como o 1º Ciclo do SINAMM, iniciado em 2006, a nova etapa terá um Programa de Controle de Qualidade de produtos acabados e matérias-primas – PCQ, Programa de Desenvolvimento de Auto-inspeção através de auditorias em farmácias – PDA, Programa de Educação Continuada através da TV Farma – PEC, Programa de Auditoria em fornecedores – PAF . Serão também disponibilizados estudos científicos coordenados pela Câmara Técnica da Anfarmag, além do Guia para Plano de Auto-inspeção e Estudos de Estabilidade de Soluções Orais, na medida em que forem concluídos.
Através do SINAMM, a Anfarmag busca contribuir para o desenvolvimento do setor magistral com a produção de um banco de dados que suporte a elaboração de políticas e diretrizes para melhor atuação do segmento e defesa de interesses junto a órgãos, entidades e instituições pertinentes.
Mais informações através do telefone: (11) 2199-3499 ou no site WWW.anfarmag.org.br
SINAMM auxilia farmácias magistrais no cumprimento da legislação da ANVISA
Farmácias de todo o país terão a oportunidade de participar da 2º fase do programa de capacitação e aprimoramento magistral
Com a proposta de aliar excelência técnica, alto padrão científico, educação permanente e rígidos controles de qualidade nas farmácias magistrais, a Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – iniciará a segunda fase do SINAMM – Sistema Nacional de Aperfeiçoamento e Monitoramento Magistral – em janeiro de 2009. Com o encerramento do 1º Ciclo neste ano, cerca de mil farmácias concluíram todas as etapas do sistema, além da participação de 18 mil farmacêuticos e 25 mil colaboradores nos treinamentos realizados pelo programa.
Criado em 2006, o SINAMM tem auxiliado as farmácias magistrais a se adequarem às legislações da ANVISA através de treinamentos voltados para farmacêuticos que incluem educação continuada técnica e gerencial, bem como, treinamentos estendidos aos colaboradores que passam a entender a importância de adotar as práticas recomendadas pela legislação. O 1º Ciclo SINAMM incluiu estudos biofarmacêuticos para critérios de escolha de excipientes de cápsulas, amplo banco de dados com fichas de referência para insumos farmacêuticos e modelos atualizados de procedimentos operacionais padrão.
Através do SINAMM, as farmácias passam a contar com um amplo programa de qualidade de matérias- primas e produtos acabados. A Anfarmag seleciona laboratórios de controle de qualidade para que as análises dos produtos sejam realizadas. No 1º Ciclo, foi alcançada a comprovação da qualidade pela análise de 14.287 amostras de insumos utilizados nas fórmulas magistrais e de quase 16 mil amostras de produtos acabados.
Por meio do sistema cada farmácia monitora todos os principais processos que impactam na qualidade final de seus produtos e serviços, promovendo de forma facilitada a adequação à legislação sanitária do setor, com foco nas Boas Práticas de Manipulação em Farmácia estabelecidas pela RDC 67/2007 da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Devido ao compartilhamento de informações em plataforma eletrônica, a área técnica da Anfarmag monitora nacionalmente a condução dos processos magistrais de seus associados participantes, como forma de subsídio às decisões que contribuam com o aperfeiçoamento de todo o segmento. Com todo este trabalho o SINAMM propicia a implantação de novos padrões de excelência farmacêutica em termos técnicos (da manipulação), científicos (da pesquisa), de segurança (saúde do consumidor) e gerenciais (relações com prescritores e fornecedores).
O SINAMM ainda possui como um dos grandes destaques as auditorias realizadas nas farmácias associadas. Através deste trabalho, o auditor verifica o cumprimento dos requisitos sanitários e outros pré-estabelecidos pela Anfarmag. Esta auditoria tem caráter de orientação e possibilita à farmácia mais uma forma de verificar e aperfeiçoar alguns pontos relacionados à documentação e às boas práticas de manipulação.