O projeto “Movimento Grandes Bandas Grandes” na Concha Acústica do Taquaral, em Campinas, volta neste domingo (22) com a participação da big band liderada pelo músico campineiro Rafael Piccolotto de Lima, recentemente indicado ao Grammy Latino como compositor erudito. A apresentação está marcada para às 16h, com entrada gratuita.
Apesar da vertente erudita, o trabalho com big bands sempre foi um dos principais focos do compositor Rafael Piccolotto de Lima, que atualmente desenvolve atividades como professor e maestro assistente da Big Band Latina da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, e é responsável pelo repertório de música brasileira na instituição.
Ao longo de sua carreira como compositor e arranjador para esta formação tão tradicional no universo do jazz, Rafael teve suas obras apresentadas nos Estados Unidos, Brasil e Europa, recebendo diversas premiações tanto com repertório brasileiro (concurso nacional de arranjadores ARS BRASILIS 2012 em tributo a Milton Nascimento e o II Concurso Latino Americano Ricardo Rizek), quanto de jazz (JEN Student Showcase Award 2014 e o ASCAP Herb Alpert Young Jazz Composer Award 2014).
Em Campinas, ele irá reger um grupo formado por músicos representativos da cena instrumental e um repertório formado por composições e arranjos de sua autoria. O programa inclui diversas estéticas composicionais e de arranjo, que transitam pelas sonoridades delicadas e rebuscadas de Gil Evans, a presença e robustez de Thad Jones, o trabalho de expansão formal e derivação motívica de Bob Brookmeyer, até o experimentalismo associado a inclusão de elementos de música de concerto contemporânea.
A idealização do projeto é de Tiago Gomes (curador) e Caco Píccoli e realizado pela Secretaria de Cultura de Campinas e Almanaque Café.
Serviço:
Música: Rafael Piccolotto de Lima & Big Band – projeto “Movimento Grandes Bandas Grandes”
Local: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral – Campinas
Data: 22 de junho
Horário: 16h
Entrada: gratuita