18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Vírus Chikungunya tem casos confirmados em Campinas

Data:

O novo vírus se assemelha aos sintomas da dengue

O Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (DEVISA) informou junto com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, a confirmação de dois casos no município de Campinas. Os infectados são dois soldados do Exército Brasileiro que voltaram de missão do Haiti no início da semana do mês de junho.

Para evitar a propagação do vírus Chikungunya, a equipe da DEVISA realizou todas as ações de ação, prevenção e controle preconizados pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Essas ações foram bloqueio químico (nebulização) e mecânico (inviabilização de criadouros) ao redor da Brigada Militar, batalhão de origem dos soldados afetados e também nos locais para onde eles se dirigiam quando retornaram ao Brasil.

Os soldados estão em quarentena, e o estado de saúde deles é considerado estável. Mais quatro soldados de outras localidades, que também participaram da missão no Haiti, foram diagnosticados com a doença.

O Chikungunya é transmitido aos seres humanos pelo mosquito Aedes aegypti, e tem como sintomas febre alta, com início repentino; dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos, e pulsos. Além de dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Diferente da dengue, esse vírus pode desenvolver a forma crônica da doença, em que a pessoa infectada pode ficar com os sintomas de 6 meses a 1 ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363