O Senac Campinas vai realizar, ao longo do ano, o Ciclo de Palestras de Enfermagem, para discutir diversos temas como obesidade, violência contra a mulher, células-tronco, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre outros.
Para iniciar a programação, nos dias 10 e 11 de março, serão realizadas as palestras Lei Maria da Penha e Programa de Saúde da Mulher no SUS, que serão ministradas, respectivamente, pela delegada Terezinha de Carvalho e pela mestre em saúde coletiva Rosana Aparecida Garcia.
“Nesse primeiro encontro a expectativa é de recebermos cerca de 200 pessoas interessadas nos temas saúde e segurança da mulher. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Faremos sorteio de brindes para os presentes”, diz Gema Moucdcy, coordenadora do ciclo na unidade.
A programação é voltada aos estudantes e profissionais da área de enfermagem, além de interessados nos assuntos. Para participar é preciso se inscrever pelo telefone (19) 2117-0600 ou pessoalmente no setor de atendimento do Senac.
Lei Maria da Penha
A Lei nº 11.340, conhecida como Maria da Penha, entrou em vigor em 22 de setembro de 2006 e aumentou o rigor das punições aos homens que praticam violência contra a mulher no ambiente doméstico.
A regra alterou o Código Penal Brasileiro para que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Além disso, a pena aumentou para três anos de detenção e outras medidas determinam a saída do agressor do domicílio e a proibição de aproximar-se da mulher e dos filhos.
Programa de Saúde da Mulher no SUS
Assuntos como prevenções de cânceres de mama, com a realização de mamografia, identificação de tumor e tratamento; de colo do útero, por meio do exame de papanicolau; e o pré-natal de baixo e alto riscos dizem respeito apenas às mulheres e por isso elas precisam de um atendimento diferenciado, principalmente na rede pública, que deve oferecer programas àquelas que não têm condições de pagar um convênio médico ou uma consulta particular.
Programação
Lei Maria da Penha
Data: 10 de março
Horário: às 15 horas
Palestrante: delegada Terezinha – criadora do Centro de Apoio e Referência da Mulher (Ceamo). Em breve ela vai inaugurar o Centro de Realibitação do Agressor.
Programa de Saúde da Mulher no SUS
Data: 11 de março
Horário: às 10 horas
Palestrante: Rosana Aparecida Garcia – mestre em saúde coletiva, graduada em enfermagem e docente do Senac Campinas.
Serviço: Ciclo de Palestras de Enfermagem
Local: Senac Campinas
Endereço: Rua Sacramento, 490 – Centro