O Aeroporto Internacional de Viracopos inicia na próxima sexta-feira, dia 13, a Operação Carnaval 2015. A expectativa de aumento de passageiros nesse período é de 10% em relação a períodos de demanda normal (média de 25 mil passageiros por dia). As ações especiais serão mantidas o até dia 18, quarta-feira de Cinzas.
Entre as medidas estão o plantão dos gestores do aeroporto e de Agentes de Atendimento ao Cliente (“Posso Ajudar?”) nos períodos de maior demanda, além da presença em maior número de colaboradores orgânicos e terceirizados, que passaram recentemente por cursos sobre qualidade no atendimento ao cliente.
Também haverá o acréscimo de 14 postos de vigilância, aumento do efetivo para vigilância eletrônica e será realizado o patrulhamento por equipes de segurança em todo o sítio aeroportuário durante 24h por dia.
O período de maior movimento de passageiros no aeroporto deverá ser na sexta-feira, dia 13, quando o aumento do número de passageiros deve chegar a 20% em relação ao movimento normal diário. Outro dia de pico deve ser na quarta-feira, dia 18, principalmente no período da manhã. “Buscamos sempre oferecer aos passageiros uma ótima experiência de voar por Viracopos e o sucesso nas operações especiais realizadas nos feriados anteriores nos mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.
Além das ações implantadas, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos realizou diversos investimentos em infraestrutura, como o início da operação do novo terminal de passageiros (T1), a revitalização de novas áreas do antigo terminal (T0), abertura do edifício-garagem (4.000 vagas), duplicação da via de acesso ao aeroporto e readequação das vias internas.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) também aumentará o número de inspetores em Viracopos nos dias e horários de maior movimento. De acordo com a Agência, o foco da fiscalização será o cumprimento da Resolução nº 141/2010 pelas companhias aéreas, na qual constam os principais direitos dos passageiros. A ANAC orienta às companhias a não praticar overbooking e a reservar aeronaves extras, além de adotar outras medidas de seus planos de contingência para manter a regularidade das operações.