
A ferramenta digital “Semurb On-Line, lançada em setembro do ano passado pelas secretarias municipais de Urbanismo e Gestão e Controle da Prefeitura de Campinas, com desenvolvimento pela Informática de Municípios Associados (IMA), ganhou, a partir desta quarta-feira, dia 22, uma atualização que passa a permitir solicitação, acompanhamento e obtenção de alvarás para reformas e demolição de imóveis.
O serviço pode ser acessado por ícone localizado no canto superior direito da página da Secretaria de Urbanismo no portal da Prefeitura na internet (http://www.campinas.sp.gov.br/governo/urbanismo/).
Já no início da implantação, a ferramenta passou a permitir que todas as solicitações de aprovação de plantas de imóveis do tipo unifamiliar (casas) possam ser feitas digitalmente. O sistema possibilita o cadastramento, encaminhamento e acompanhamento, via web, dos projetos protocolados pelos profissionais de engenharia e arquitetura junto à Semurb.
“A recepção ao serviço foi tão positiva, que o prazo médio para os processos em papel, que era de 77 dias, caiu para apenas 30 dias”, informa o assessor da Secretaria de Gestão e Controle, Guilherme Damasceno.
Ele anunciou que a próxima etapa do sistema, prevista para até o final deste ano, será a abrangência de alvarás para residências multifamiliares horizontais e verticais (condomínios).
Atualmente, o serviço está disponível para as construções unifamiliares (H1, H2 e H3), categoria que representa quase 80% de toda a demanda da secretaria na área (média de 113 solicitações mensais).
Por ocasião do lançamento, em setembro de 2014, o secretário da Semurb, Carlos Augusto Santoro, ressaltou que o projeto “tem por objetivo conferir mais transparência e agilidade aos processos, além de reduzir o número de deslocamento dos profissionais até a Prefeitura”.
“Além da sustentabilidade ambiental, com economia de papel, tinta, energia elétrica e combustível, o sistema oferece mais conforto aos profissionais, que podem realizar praticamente todas as operações a partir do escritório, residência ou qualquer outro local com acesso à internet”, explicou Santoro.
“A medida beneficia também os proprietários que poderão, pelo computador, acompanhar o andamento do processo desde a solicitação até a emissão dos respectivos alvarás”, acrescentou.
A análise dos projetos é feita feita pela ordem cronológica de entrada e o sistema avisa o responsável, quase que imediatamente, sobre a falta de algum tipo de documento. Porém, a utilização da ferramenta digital não é obrigatória e, quem preferir, pode continuar usando o atendimento presencial.
Para ingressar no sistema, o profissional deve estar no cadastro de profissionais habilitados na Semurb e indicar o número de registro na respectiva entidade de classe. Tanto a inscrição no cadastro como a sua revalidação também podem ser feitos via web.