Três atletas campineiros marcaram presença na Copa Panamericana de Triathlon no último final de semana. A competição aconteceu em Lima, no Peru, e reuniu os principais atletas da modalidade de todo o continente americano.
A prova teve a chamada distância olímpica. Foram 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. As provas de natação foram um dos principais desafios a serem vencidos pelos brasileiros. Com a forte neblina, era grande a dificuldade de enxergar as bóias que orientavam os atletas, além disso, a temperatura na água também incomodou: cerca de 16º.
Campinas foi representada em três categorias. Vanessa Gianinni, ficou em 5º lugar, entre as atletas de elite. Com o tempo de 2h15, ela conseguiu o melhor desempenho entre as brasileiras que participaram da prova.
João Antônio Barbosa, 14 anos, fez sua estréia em uma competição internacional e já mostrou o seu talento conquistando a medalha de prata na categoria infantil. Vagner Cintra, 20 anos, ficou com o 4º lugar entre os participantes com idades entre 20 a 24. Os dois são alunos da Escola de Esportes, projeto da Prefeitura de Campinas, que oferece iniciação esportiva para crianças e jovens em toda a cidade.
Além disso, a professora da Secretaria de Esportes e Lazer e técnica dos atletas, Rosana Merino, foi a chefe da delegação brasileira na competição.
Agora, o próximo desafio de Vanessa é no domingo, 5 de abril. Ela participa da 1º etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon que será realizado em Belo Horizonte.




