
Moradores de Sousas e de Joaquim Egídio passaram a contar desde o dia 16 de julho, com uma unidade descentralizada para prestação de serviços oferecidos pela Prefeitura: o Agiliza Campinas/Sousas. Na unidade, inaugurada pelo prefeito Jonas Donizette, são disponibilizados atendimentos relacionados a serviços da Sanasa; da Secretaria de Finanças; do 156; do Protocolo Geral; da Secretaria do Verde e do Procon-Campinas.
O Agiliza Campinas/Sousas funciona em um imóvel construído em 1902, na Rua Humaitá 144, com 5 vagas de estacionamento e oferece comodidade aos moradores dos dois distritos, que não precisarão mais ir até o Centro em busca de atendimento na Prefeitura ou no Procon. “Este é um presente que a Administração de Campinas dá a Sousas, na semana em que nossa cidade festeja 241 anos”, disse Donizette na cerimônia de inauguração.
Ele lembrou que o Agiliza tem uma ‘gama de serviços muito grande, é perto da casa das pessoas, tem os serviços da Prefeitura descentralizados, o atendimento tende a ser mais rápido. E que “mesmo diante das dificuldades que o Brasil enfrenta, respondemos com serviços de qualidade para a população, nos esmeramos no atendimento’.
O prefeito fez questão de ressaltar que, desde sua posse, em 2013, seu governo “fez bastante coisa” em benefício de Sousas e de Joaquim Egídio. E, como exemplo, citou a iluminação na via de ligação entre os dois distritos e a Praça no Jardim Conceição. Lembrou, também que a ideia de implantar o Agiliza vem no sentido de oferecer maior comodidade à população. “Surgiu da ideia de levar serviços de qualidade aos moradores dos distritos de Campinas, que não terão mais de se dirigir ao Centro”, avalia, destacando que a escolha do imóvel centenário para sediá-lo tem a ver, segundo ele entende, com as características do distrito.
O vereador Luiz Henrique Cirilo, durante a cerimônia, agradeceu ao prefeito em nome dos moradores de Sousas e de Joaquim Egídio. “Os distritos estavam carentes destes serviços. E a descentralização só traz benefícios para esta população”, disse.
O Agiliza Campinas/Sousas é a segunda unidade do serviço implantada na cidade. O primeiro posto foi entregue aos moradores de Barão Geraldo há cerca de um ano e, segundo o prefeito, tem recebido boa avaliação dos moradores daquela região. Estão previstas também a instalação de mais dois postos do Agiliza, sendo um no distrito do Ouro Verde e outro no Campo Grande. Ambos já têm escolhidos os imóveis que os sediarão. Na estimativa do prefeito um será entregue ainda neste ano e o segundo, em 2016.
De acordo com o subprefeito de Sousas, Wander Vilalba, existe a possibilidade de que outros serviços disponibilizados pela Prefeitura e de órgãos como o Sebrae, por exemplo, sejam oferecidos também no posto do Agiliza em Sousas. Isto, porém, vai depender da demanda que se apresentar. A instalação do Agiliza Campinas, em Sousas, faz parte do projeto de descentralização dos serviços proposto pela Administração municipal.
Serviços oferecidos:
Sanasa:
Alteração de nome/inclusão; análise de consumo; análise de projetos; cadastro de aposentados; certidões; consulta ao cadastro técnico; extinção de ligação; informação de débitos; ligação de água e esgoto; negociação de débito; reativação de cadastro; regularização de consumo sobre F.V.S.; religação de água; remoção de cavalete; respostas a protocolos; retirada de documentos; segunda via de fatura de água, parcelamento e serviços; solicitação de serviços; tarifa social; troca de hidrômetro; vistoria para Certificação de Conclusão de Obra e vistoria para Alvará de Uso.
Porta Aberta:
Emissão de demonstrativo de débito; emissão de guias para pagamento a vista; emissão de segunda via de carnês; parcelamento de débito; emissão de guias do ITBI; conferência de documentos de Finanças para protocolização; atualização cadastral de IPTU.
Procon-Campinas:
Orientação sobre direitos do consumidor; abertura de reclamações (CIP e processo); consulta de reclamações; registro de denúncias e realização de cálculso.
Protocolo Geral:
Entrada oficial de documentos na PMC
Atendimento 156
Consulta a processos; programas sociais (Bolsa Família, Primeiro Emprego, Balcão de Emprego, Viva Leite, entre outros); local e horário de funcionamento de praças, escolas, centros de saúde e próprios municipais; locais de inscrição e concursos da PMC; locais de doação de sangue e campanhas de vacinação; índices econômicos; procedimentos para entrada de documentos na PMC; Passe escolar, Bilhete Único e vale transporte; e, entre outros, demais informações de diferentes secretarias.
Solicitação de Serviços Públicos:
Poda de árvores, limpeza de praças e retirada de galhos; vistoria e fiscalização sanitária em estabelecimentos comerciais; tapa-buraco, retirada de entulho e limpeza de boca-de-lobo; fiscalização em obras irregulares e em estabelecimentos comerciais; solicitação de amarelinhos, sinalização e horário/itinerário de ônibus.
Secretaria do Verde:
Cadastramento de animal pro microchipagem; solicitação de castração de animais; informações educativas ambientais; notificação de atropelamento de animais selvagens; presença de animais selvagens vivos; inscrição de área no Banco de Áreas Verdes; informações sobre atividades passíveis de licenciamento ambiental; auxílio no preenchimento de solicitações de licenciamento ambiental.