Havaí, o lindo e inusitado arquipélago americano, que fica a 18 horas de vôo da cidade de São Paulo, possui mais de 130 ilhas e está isolado no meio do Oceano Pacífico. Sua temperatura nunca fica nem muito fria, nem muito quente, as paisagens são deslumbrantes e as inúmeras praias exóticas encantam visitantes do mundo todo. Por estes motivos, tem um dos mais altos índices de aprovação entre turistas (atrai cerca de seis milhões todos os anos) e tornou-se uma excelente opção para viagens de incentivo.
Com apenas algumas ilhas habitadas: Oahu, Niihau, Kauai, Molokai, Lanai, Kahoolawe, Maui e Big Island of Hawaii, é considerado um autêntico paraíso tropical por suas maravilhosas paisagens, compostas por florestas exuberantes, quedas d’água e crateras vulcânicas. Além disso, também é reconhecido pela simpatia de seu povo e por suas tradições milenares (herdadas da Ásia e Polinésia).
Oahu também é chamada de “Lugar de Encontro” e, apesar de ser apenas a terceira ilha em tamanho, abriga cerca de 80% da população havaiana. Ponto de união marítima no Pacífico, tem uma grande movimentação em seu porto, por ser o núcleo de interação entre o Ocidente e o Oriente.
Sua capital Honolulu é o início de uma viagem inesquecível. Lá a natureza e a modernidade vivem em harmonia, já que a cidade, bonita, limpa e segura, oferece praias de areias brancas, montanhas vulcânicas e a beleza das montanhas Waianae.
Para viagens de incentivo, as ilhas têm uma ótima oferta de hotéis de luxo, como o Hyatt e o Turtle Bay, por exemplo e dispõe também de uma grande variedade de atividades como os festivais culturais, boas oportunidades de compras e uma vida noturna agitada. Bons restaurantes não faltam, como o Roy’s e o PF Chang, em Waikiki (um dos bairros mais badalados e românticos de Honolulu, preferido dos casais em lua-de-mel).
Esportes aquáticos como surfe, windsurfe, body boarding, canoagem, pesca, mergulho são os mais praticados nas ilhas, mas outras modalidades como iatismo, remo, ciclismo e asa delta são muito solicitadas. Uma boa dica é aproveitar algumas destas opções no Kualoa Ranch – uma fazenda de recreação bem próxima a Honolulu, onde foi filmado o longa Códigos de Guerra, com Nicholas Cage. Outro passeio bacana é o Sea Life Park – um parque repleto de animais marinhos, onde é possível nadar junto com golfinhos e fazer aulas de surfe.
Ainda na ilha Oahu fica a baía de Pearl Harbor, marcada pelo ataque japonês em dezembro de 1941, quando morreram mais de duas mil e quinhentas pessoas, entre soldados e civis. Hoje, um monumento erguido sobre o que sobrou do navio USS Arizona atrai milhares de turistas que querem vivenciar um pouco da história mundial.
Maui é outra ilha que merece destaque. Na verdade, o lugar é um grande vale com dois vulcões extintos, onde é possível explorar cavernas e montanhas, além de admirar as cascatas. O artesanato local (Lahaina), enche as galerias de arte e fazem a festa dos visitantes. Já quem busca boa comida deve passar pelos restaurantes Tropica e Ko’s – irresistíveis.
Suas águas cristalinas são ideais para o mergulho e safári oceânico (observação de animais como a baleia, por exemplo) e suas praias são movimentadas de dia e de noite, quando são realizados Luaus encantadores, com música típica da região.
No Parque Nacional de Haleakala é possível ver o nascer do sol de cima do vulcão homônimo e ainda fazer a descida do mesmo de bicicleta. O espetáculo oferecido pela natureza é indescritível, com suas cores e formas únicas, impossíveis de esquecer.
Não é a toa que muitas empresas estão escolhendo este destino como premiação em turismo de incentivo. Vale a pena lembrar que em 2008, o setor de viagens corporativas (incluindo empresas que atuam com passagens aéreas, hospedagem e locação de automóveis) obteve um faturamento de R$17,46 bilhões e movimentou R$33,01 bilhões, superando o ano de 2007 em 6,80%.




