18.9 C
Campinas
sábado, fevereiro 28, 2026
spot_img

Saúde amplia rede para plástica reparadora em pacientes com HIV

Data:

Portadores de HIV que precisam de cirurgias para corrigir imperfeições decorrentes da perda ou do acúmulo de gordura serão beneficiados agora pela ampliação da maior rede do país para esse tipo de tratamento. A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, está ampliando a oferta tanto de cirurgias de preenchimento quanto de lipoaspiração, numa rede que passa a contar agora com mais de 30 unidades, incluindo hospitais como o Emílio Ribas e o Hospital São Paulo (veja lista abaixo). Com isso, a previsão é aumentar o número de procedimentos de 573 por ano para 2499 procedimentos por ano.

A terapia com anti-retrovirais, que trouxe melhora da qualidade de vida do paciente, pode eventualmente produzir efeitos colaterais, como a perda de gordura na face, braços e pernas. Também existe a possibilidade de haver acúmulo de gordura no abdome e em outras partes do corpo.

O preenchimento facial a as cirurgias reparadoras minimizam os efeitos da lipodistrofia, como a disfunção é chamada. “A lipodistrofia afeta os aspectos psíquico, físico, afetivo, sexual e social do paciente. Em decorrência, é comum que ele acabe tendo abalada sua auto-estima e a própria confiança no tratamento. Por isso é grande a importância das cirurgias e preenchimentos”, afirma Rosa Alencar, gerente da área de Assistência do Centro de Referência e Tratamento DST/Aids-SP.

Assim, a Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP trabalhou para a ampliação da rede de assistência, que agora se estende por diversos pontos do Estado. Os procedimentos de preenchimento facial tiveram início em 2005. Até o momento foram realizados aproximadamente 1.500 procedimentos desse tipo. Até outubro do ano passado, foram realizadas 156 cirurgias reparadoras em mulheres e 77 em homens. “Os procedimentos mais frequentes foram a lipoaspiração de abdômen, dorso, braço, giba e púbis”, afirma Heverton Zambrini, Coordenador da Enfermaria de Infectologia do Hospital Heliópolis, uma das principais referências na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Anvisa libera primeiro genérico do Dexilant contra refluxo e azia

Registro abre caminho para tratamento mais barato do refluxo...

Brasil tem quase 284 mil órfãos de pai ou mãe pela covid — vidas interrompidas deixam marcas em toda a infância

Estudo revela desigualdades regionais e alerta para impactos sociais...

Maior mutirão da história do SUS realiza mais de 34 mil atendimentos em um único dia

Ação “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” mobilizou...

Governo anuncia hospital inteligente 100% SUS no RS com investimento de R$ 1 bi

Unidade vai integrar maternidade, pediatria e centro obstétrico em...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade